"TÊM DENDÊ"

Série de TV Expedição Nordeste mostrará as belezas do Maranhão

Um jeito de mostrar o Nordeste como nunca antes. Esta é a proposta da nova série Expedição Nordeste,

Foto: Reprodução

Um jeito de mostrar o Nordeste como nunca antes. Esta é a proposta da nova série Expedição Nordeste, que leva a assinatura da produtora baiana Têm Dendê, e que será exibido pelas nove emissoras que compõem o SBT Nordeste. O programa, estreiou ontem, 7, e foi transmitido pela TV Difusora/Imperatriz e ,às 10h, pela TV Difusora/São Luís, tem como protagonistas os irmãos e músicos Caiã e Tauã Cordel, filhos do cantor e compositor Nando Cordel.

A dupla, que gravou em maio os três primeiros episódios na capital maranhense e em Raposa, Alcântara e na Ilha dos Lençóis em Cururupu, vai compartilhar no melhor estilo “road movie”, uma jornada de descobertas das belezas, cultu-ra, paisagens, além de personagens dos nove estados nordestinos percorridos por eles.

Os dois músicos conheceram a riqueza do conjunto arquitetônico do Centro Histórico de São Luís; o reggae da ‘Jamaica brasileira’; a prática do kitsurf; e a produção da renda de bilro da Raposa, as tradições da Festa do Divino; o modo de vida simples e a produção de cerâmica no Quilombo de Itamatatiua em Alcântara. A produção, que foi financiada com recursos do fundo setorial para o audiovisual advindos de programas da Agência Nacional do Cinema (Ancine), contará com um total de 20 episódios.

Durante a série, os músicos vão revelando para os expectadores, de um modo peculiar e despojado, histórias de pessoas, lugares e saberes que são trocados durante a sua passagem pelos locais. Idealizado por Vânia Lima, com roteiro de Suzana Aguiar e direção de Caio Coutinho, o programa conta com o apoio do pelo Sebrae, que está promovendo os destinos turísticos do estado em programas e veículos de comunicação de alcance nacional.

Segundo Carla Othello, gerente de projeto da produtora baiana Têm Dendê, as aventuras Tauã e Caiã Cordel, projeto que se iniciou há dois anos, têm como ponto de partida São Luís em direção à Bahia, evidenciando paisagens, desenvolvimento, culturas e identidades dos territórios pelos quais eles irão cruzar. “Tauã e Caiâ Cordel representam a identidade do Nordeste. E esta identidade de um Nordeste ainda desconhecido que queremos mostrar para todo o Brasil. Com conteúdo mais qualificado em um programa que foi produzido por uma equipe que envolve cerca de 60 pessoas, instaladas em duas bases: uma na Bahia e outra no Maranhão”, disse Carla Othello. A série Expedição Nordeste também entrará em circuito nacional, no dia 1º de setembro, a partir das 20h, pelo canal fechado Travel Box.

De acordo com Cristian Dellon, diretor do Travel Box, a produção do Expedição Nordeste é um divisor de águas na produção audiovisual do estado, por ser um produto patrocinado com recurso do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine (Agência Nacional de Cinema) através de chamada pública, que destina-se à seleção de propostas, por intermédio de concurso público, e de projetos de produção independente de obras audiovisuais brasileiras. “Este projeto é importante sob várias perspectivas. Mas posso destacar que será um impulso no trade turístico do Maranhão, já que vai mostrar o que temos de mais belo. Será um olhar mais profundo sobre roteiros conhecidos e alternativos e que ainda não foram explorados. Isso servirá muito para motivar as pessoas a conhecerem este destino. Também vejo como uma oportunidade para os profissionais que trabalham no segmento de produção de conteúdo para o audiovisual aqui no estado”, ressaltou Cristian Dellon.

Já o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destacou que esse tipo de produção ajuda a promover o estado e mostrar o que temos a oferecer de diversidade cultural e turística. João Martins acrescentou que, em 2017, o Sebrae apoiou a Têm Dendê em uma reportagem nos Lençóis Maranhenses para o Programa Nordeste Mais, que acabou se transformando em três programas e que, de lá para cá, a parceria para divulgar as riquezas e belezas naturais e culturais do Maranhão se fortaleceu, ressaltando que o estado também estará em evidência.

Em Rotas das Emoções é um reality com a família de Cândida Liberato pelo roteiro ímpar dos Lençóis Maranhenses (MA), Delta das Américas (PI) e Parque Nacional de Jericoacoara (CE). Outro programa realizado pela produtora baiana, com apoio do Sebrae, que tem como tema os Rios Maranhenses, gravado em diversos municípios do Maranhão, está em fase final de gravação e produção, para ir ao ar até o fim do ano.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias