SÃO JOÃO

Arraiais de bairros terão programação variada

O investimento é utilizado para a instalação da estrutura de palcos, luz, sons, equipamentos elétricos e custeamento de brincadeiras que fazem parte da programação do São João

Reprodução

Garantindo à população o acesso a uma das festas culturais mais marcantes do Maranhão, o Governo do Estado, além de realizar os arraiais oficiais no tradicional São João de Todos, estende um apoio financeiro às festas nos bairros de São Luís.

A ação é promovida pela gestão pública estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur). Os arraiais oficiais acontecerão no Ipem (Calhau), no Parque Folclórico da Vila Palmeira, na Praça Maria Aragão (Centro), na Praça Nauro Machado (Centro Histórico) e na cidade de Imperatriz.

Além disso, os recursos estão sendo distribuídos entre Bairro de Fátima, João Paulo, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Cohatrac, Cohajap, Santo Antônio, João de Deus, Liberdade e Anil, e arraiais do Largo de São Pedro, Santo Antônio e do Anjo da Guarda.

Também será dado apoio ao festejo de São Marçal, que acontece no dia 30 de junho, no bairro do João Paulo. Alguns destes espaços que vão receber diversas brincadeiras – como o bumba meu boi, cacuriá e grupos de quadrilhas – já começaram a ser construídos, como o Arraial do Povão, espaço como ficou conhecida, na década de 90, a atual Praça do Viva do Anjo da Guarda.

A maior parte das festas nos bairros começa a partir do dia 22 deste mês. O representante do Conselho Comunitário do Anjo da Guarda e da Associação Tambor de Crioula Membro de São Benedito, José Carlos Mendes, conta que a festa já existe na comunidade há mais de 25 anos: “Está no sangue fazer esse arraial e o apoio do Governo do Maranhão é essencial para que ela seja realizada.

É uma tradição que se passa de pai para filho”. “Eu aprendi a fazer essas casas de palhas com o pessoal mais antigo. Quando eu for embora, fica para os outros meninos da comunidade. O nosso arraial é muito bonito e por isso a gente empenha tanto amor”, acrescenta.

O investimento do Governo do Maranhão é utilizado para a instalação da estrutura de palcos, luz, sons, equipamentos elétricos e custeamento de brincadeiras que fazem parte da programação do São João.

“A expectativa é que seja um arraial muito bom, com uma programação atraente e cheia de integração, trazendo os bois de matraca, de sotaque da baixada, os tambores de crioulas, as quadrilhas, as mais diversas brincadeiras. Queremos amanhecer aqui do dia 29 para o dia 30, quando vamos direto para o São Marçal”, relata o organizador do Viva do João Paulo, o sambista maranhense Samir do Cavaco.

Prévias

Antecipando a programação oficial, a prévia do São de Todos será no dia 8 de junho (sexta-feira), no Canto da Cultura, cruzamento da Rua Portugal e Rua da Estrela, no Centro Histórico; e no dia 10 de junho, no Parquinho da Litorânea.

A programação começará a partir das 18h, durante estes dois dias

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias