Mês de junho

Celebrações e diversão nos arraiais de paróquias

Igrejas e paróquias costumam festejar seus padroeiros com arraiais tradicionais relembrando as antigas quermesses realizadas após as missas

Reprodução

Mês de junho, festa nos arraiais, festa também em várias paróquias da cidade. Quem quiser exercer a religiosidade e depois curtir um clima de quermesse (festas realizadas por igrejas com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção da igreja e promoção de ações sociais), há várias opções pela cidade, pois o período coincide com os festejos de santos padroeiros onde terrenos e pátios das igrejas são tomados por barracas juninas e outras estruturas de lazer. Celebrações, novenas, devoção e brincadeiras juninas se misturam, e o balançar das bandeirinhas dão o ar típico do interior.

Na paróquia São João Batista de Vinhais (no Recanto Vinhais), a abertura do festejo foi com celebração eucarística na última quinta- feira e, logo em seguida, a noite foi animada ao som de música ao vivo e muita animação das comunidades presentes. O festejo vai até o dia 25, tendo como ponto alto a procissão no dia 24, dia dedicado ao santo.

Este é o 5º ano do festejo Festa das Águas, que tem como tema “Cultivar e guarda a criação”, uma alusão à Campanha da Fraternidade 2017. Nessa festa, a igreja celebra São João Batista, o precursor, o batizador de Jesus, o profeta.

“Relembramos a questão ambiental e o cuidado que devemos ter com o planeta. A proposta da Festa das Águas é relembrar São João Batista, que batizou Jesus, e trazer à tona a questão da renovação da fé, da purifi cação, e levar a mensagem de Jesus Cristo para a nossa comunidade. E que essa festa de celebração nos torne verdadeiros discípulos e anunciadores da boa nova de Jesus, como foi São João Batista”, aposta o Padre Jadson Borba, pároco há 5 anos da igreja.

Secular e tombada pelo Patrimônio, com 404 anos, a Paróquia de São João Batista, segundo o padre, vive um novo momento de engajamento comunitário. Toda a organização e execução do festejo contou com grande participação da comunidade. “Antes não era assim, mas agora vemos todos querendo se envolver, desde a organização, à montagem das estruturas, da programação, famílias inteiras se reúnem. Nosso arraial é bem familiar, com brinquedos e diversão para a família toda, após as celebrações religiosas. Queremos que as pessoas se sintam parte da igreja”, convida o padre.

As barracas são de responsabilidade da comunidade. Toda a renda obtida com as vendas dos produtos e comidas será para ajudar no término da construção da Casa Paroquial e da Igreja do Divino Pai Eterno, no Ipase de Baixo.

Uma grande estrutura foi montada ao redor da igreja com barracas, palco, brinquedos infantis. Para moradores, o festejo faz toda a diferença no bairro. “É um bairro que tem um histórico de violência, mas que com essa festa fica um momento festivo. A celebração e a parte da festa junina festejo todo mundo se envolve e ações como essas são necessárias para aproximar as pessoas da igreja”, afirma a dona Fátima Diniz.

A programação deste sábado começa às 18h30 com o terço. As festividades juninas culturais são a partir das 21h, após a missa.

Sagrado Coração

A Igreja Brota do Coração de Jesus é o tema do festejo da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus do Bequimão. Até o dia 25, uma vasta programação religiosa e cultural fará parte do festejo realizado em louvor e oração ao coração de Jesus.

Este ano, a Paróquia celebra 20 anos de criação, tendo como pároco, desde 2012, o padre Ricardo João Cordeiro Moreira. Toda paróquia está preparada para receber vários fiéis a participarem das celebrações e refletirem sobre o tema do festejo deste ano. As programações culturais acontecem no pátio da igreja.

“Já é uma tradição esse festejo e é uma alegria pra gente que é morador das redondezas saber que há a religião e também motivos juninos juntos, já que estamos no período de São João. Eu sempre faço de tudo para participar desde a missa e prestigiar a Igreja. Acho importante colaborar com as atividades”, afirma a moradora Sônia Maria Azevedo.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias