literatura

Conheça 10 obras de escritores maranhenses da atualidade

O Imparcial selecionou 10 obras de escritores maranhenses da atualidade que merecem a atenção e a valorização dos leitores de carteirinha

Reprodução

Grande nomes da literatura como como Aluísio Azevedo, Gonçalves Dias, Ferreira Gullar, Nauro Machado, entre outros levaram e continuam levando o nome do nosso estado Brasil a fora com suas obras históricas e memoráveis. Hoje, novos nomes estão surgindo, com novas temáticas, novos estilos, renovando o cenário literário maranhense.

Mesclando escritores bem jovens, como Déa Alhadeff e Duda Veloso, e alguns já conhecidos e premiados, como Herbert de Jesus dos Santos, O Imparcial traz uma lista de 10 obras de escritores maranhenses da atualidade que merecem a valorização e o incentivo dos amantes da literatura. Confira!

Um brinde ao perdão – Prênteci Veloso

 

Lançamento: 2016. Romance/Espiritual

Rejeitado pelo avô e pelo próprio pai, restava a Marcos confiar na mãe como se confia numa única tábua de salvação no meio do mar. Entretanto, a vida ainda lhe pregaria algumas peças.

Ambientado em lugares como os Lençóis Maranhenses, a Ilha de São Luís e cidades como Hanôver, Berlim, Barcelona e Hamburgo, este livro se propõe a causar nos leitores um misto de sentimentos que vão desde a dúvida até o amor, passando pela gratidão, a amizade, a fé e o perdão.

Sacrifício – Duda Veloso

Lançamento: 2016. Suspense/Infanto Juvenil

Ashley é uma garota de 17 anos que perde a mãe em um misterioso assassinato, tragédia que muda sua vida de vez. Após três meses, ela tenta retomar seus velhos costumes, com a ajuda de seus amigos e acaba conhecendo Lucas, um provocante e misterioso rapaz de olhos negros, do qual, inicialmente, ela tenta resistir.

Após a morte da mãe, ela tenta se reaproximar do seu pai, mas no momento ela começa a ter experiências estranhas, alucinações e pesadelos constantes. E sua rotina que havia voltado ao normal, começa a desandar novamente, de uma forma um tanto ‘macabra’. Com as visitas de um espírito, Ashley começa a confundir o que é real ou o que é a apenas um sonho. Ela procura por respostas, atrás de descobrir o significado de tudo que está acontecendo, mas tudo que ela consegue é afetar as pessoas quem ela mais ama.

Lili Ffrit e o mundo dos humanos – Jaqueline Morais

Lançamento: 2017. Romance/Infanto Juvenil

Lili é uma princesa responsável, uma fada poderosa e uma garota estudiosa, que vive em um mundo mágico, com seus pais, Cristal e Karllos, em um lindo castelo. Sua vida desmorona quando o castelo é atacado pelos seguidores do Spaik, um bruxo malvado, que também é vampiro. Então, ela irá passar um tempo na Terra como estava acordado inicialmente, como trabalho acadêmico. Mas agora os motivos mudaram, pois precisa viver com os humanos para sobreviver, e ainda por cima se tornar a líder que o seu povo precisa.

Versos cinzentos – Samuel Barreto

Lançamento: 2016. Poesias

Versos Cinzentos é um conjunto de poemas que o autor, Samuel Barreto, os define como “maduros, encharcados de humanidades e esperanças, onde a palavra sempre tem razão, ainda que não a tenha na maioria das vezes”. Samuel trabalha em versos o significado dos gritos do silêncio, em variados momentos dos seus cinzentos versos, como no poema “A Voz do Silêncio”, também em “Colheita”, ou naqueles dedicados a Seu João Barreto pai do escritor e também poeta. Além disso, Samuel revela um cuidado em sugerir temáticas reflexivas através da constante menção ao amor, em diversos momentos do livro.

Dea Alhadeff  – Os segredos de uma jovem espiã

Lançamento: 2015. Ficção/ Infanto Juvenil

O livro conta a história de Charlottie Lance, uma jovem espiã que estava destinada a ser uma das melhores do ramo, depois do seu pai. Ao ser designada para uma missão na qual tem que cuidar de cinco garotos,  descobre que eles estão sendo ameaçados por um perigoso vilão.

Os garotos são integrantes da banda mais famosa e amada de todo Reino Unido, e Charlottie acaba se apaixonando pelo atraente Zac Miller, um dos membros. Mas a instituição onde trabalha não permite que ela leve esse sentimento adiante.

Ela conhecerá os laços e o valor de uma amizade verdadeira, saberá o que é fazer parte de uma família e, acima de tudo, encontrará o amor verdadeiro. Charlottie se entregará a esse romance mesmo sendo contra as regras? Uma envolvente história regada por muitos mistérios, aventuras e uma pitada de romance aguarda os leitores.

Dentro de Mim – Eloy Melônio

Lançamento: 2015. Poesias

Dentro de mim é um livro de poesias que marca a entrada do autor no cenário poético-literário de São Luís. O livro traz em seus 128 poemas as ideias e preocupações do autor com a vida e com a condição humana, além de passear entre temas como amor, saudade, reflexão existencial, vida e realidade. Dentro de Mim não é um livro apenas para leitura e reflexão, mas especialmente para fruição de um prazer superior numa mensagem de impacto pessoal e social.

Arte e manhas do jabuti – Wilson marques

Lançamento: 2017. Literatura Infanto Juvenil

Neste livro, o escritor maranhense Wilson Marques revisita a Amazônia maranhense – reduto do povo Guajajara, um dos maiores grupos indígenas do Brasil, que integra a grande família linguística tupi-guarani – e recria algumas histórias do esperto jabuti Quelônio, ainda correntes no caudaloso rio da tradição oral do Maranhão. Quelônio é mostra que força e velocidade de longe perdem para a paciência e esperteza com que conduz a narrativa. Apesar de se tratar de um livro infantil, Wilson também levanta algumas questões do Brasil atual através de metáforas.

Diário mágico: um segredo pra contar – Sharlene Serra

Lançamento: 2017. Literatura Infanto Juvenil

O livro, escrito sob idioma bilíngue (português e inglês) e aborda sobre abuso infantil, servindo também como alerta para esta problemática. Com uma abordagem lúdica, a autora utiliza um diário como interlocutor da menina, passando a ter uma importância fundamental para sua vida e o resgate de sua infância.

No livro a autora também faz referência ao Diário como forma de resgate das nossas memórias, da nossa história e da escrita. E no final da obra, ela traz uma lista dos órgãos responsáveis para a efetivação de denúncias de violências e abusos infantis.

A Segunda Chance de Eurides – Herbert de Jesus dos Santos

Lançamento: 2007. Novela de ficção

A história de cinco amigos estudantes do Liceu Maranhense, na época da ditadura militar no Brasil, e ambientada entre São Luís, São Paulo e Rio de Janeiro. Os protagonistas passam por toda sorte de adversidades, na luta armada contra as forças do sistema vigente, os contestadores sob a liderança de Eurides. Aventuras, alguns um tanto tristes para os jovens amigos. Dias melhores virão ao findar da trama, mas talvez não como esperaram, quando Eurides morre e seu filho surge como uma nova chance de trazer um futuro promissor para o Maranhão.

Compulsão agridoce – Antônio Ailton

Lançamento: 2015. Poesias

Compulsão Agridoce apresenta uma poesia marcada pela ironia e pelo coloquial, um trânsito entre diversas formas poéticas, um diálogo profícuo com lírica do nordeste brasileiro e o permanente contato cosmopolita/universalista que tem alimentado o poeta ao longo de sua formação.

Sem deixar de lado a memória, a obra traz a voz cindida do sujeito contemporâneo, com uma visão irônica sobre o tempo e os achaques que este provoca, além de reabrir o diálogo entre os diferentes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias