CARREIRA

O que é, e para que serve a carta de intenção?

Diante de uma vaga para um emprego ou para um curso, e há a exigência de enviar uma carta de intenção? Saiba o que é, e para que ela serve.

Saber redigir corretamente uma carta de intenção, incluindo habilidades e diferenciais, proporcionam destaque. (Foto: Andrea Piacquadio)

Para se candidatar a uma vaga de emprego ou de estudos, sempre é enviado o currículo. No entanto, dependendo da cultura ou do tipo da vaga, outro documento pode ser exigido: a carta de intenção.

Assim, saber redigir corretamente uma carta de intenção, incluindo habilidades e diferenciais, proporcionam destaque. Não é necessário escrever este documento do zero, utilizar modelo de carta de intenção garante facilidade de execução.

Porém, para alcançar este objetivo, é preciso entender o que é e para que serve uma carta de intenção.

O que é uma carta de intenção?

A carta de intenção, como o próprio nome sugere, é um documento que expressa a vontade do candidato em preencher determinada vaga.

Diferentemente de um currículo em que as informações são exibidas objetivamente, e geralmente em listagem, a carta de intenção é uma apresentação sobre o candidato.

Assim, seu intuito vai além do interesse em preencher a vaga, mas, garante ao recrutador que este candidato possui as competências buscadas.

Este documento é bastante conhecido pelos candidatos que visam uma vaga de pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado.

No entanto, a carta de intenção também é usada no ambiente corporativo. E, engana-se quem pensa que é somente para o processo seletivo. Diversos negócios exigem uma documentação que comprove a intenção de compra.

Candidatos sabem que a entrevista é uma forma para a empresa conhecê-lo melhor. Neste sentido, a carta de intenção pode ser vista como uma base aprofundada para a entrevista.

Então, para que serve uma carta de intenção?

Como comentado, este documento pode ser exigido em diversos meios. Mas, basicamente, serve para que o recrutador possa avaliar com maior propriedade as capacidades do candidato.

Neste sentido, não se trata apenas de listar as qualidades, habilidades e experiências. Uma carta de intenção bem escrita funciona como um marketing pessoal, e demonstra a forma de se expressar do candidato.

Assim, para vagas de emprego, a serventia desta carta é fazer a empresa conhecer melhor o candidato. Principalmente, analisando seu conhecimento sobre a companhia e o cargo ofertado.

Se a vaga for para estágio, serve para entender o processo e experiências acadêmicas. Este viés possui como características averiguar projetos, trabalhos voluntários, intercâmbios, entre outros.

Uma mescla dos dois, é quando a carta é utilizada para processo seletivo de mestrado ou doutorado. Assim, são avaliadas as intenções profissionais, histórico acadêmico, e para quê será utilizado o diploma no futuro.

No quesito negócios, na carta de intenção de compra, são descritas detalhadamente os pontos principais do contrato e da negociação.

Como escrever uma carta de intenção

A carta de intenção é uma forma de se destacar. Assim, sua escrita deve ser precisa e objetiva. Ou seja, é necessário discorrer sobre as razões que te levam, como candidato, a se inscrever exatamente àquela vaga.

A exigência desta documentação é uma oportunidade para o candidato apresentar as informações mais relevantes de sua trajetória. Por isso, comece se apresentando.

Pesquise sobre a organização e confira detalhadamente os requisitos da vaga. Assim, será mais simples desenvolver o texto alinhado aos objetivos e necessidades da empresa ou instituição.

Caso não tenha prática, liste tudo que considera ter sido marcante em sua trajetória. Posteriormente, realize uma seleção entre os tópicos e escreva com precisão sobre os principais.

Para demonstrar entusiasmo, a carta de intenção deve ser clara e objetiva. Principalmente relatando as metas e os motivos que te fazem a pessoa ideal para preencher a vaga.

É importante destacar seus diferenciais e como sua bagagem de experiências e habilidades serão úteis. Obviamente, seja coerente e autêntico, sem inventar histórias mirabolantes ou que não aconteceram na realidade.

Além disso, esteja atento em escrever utilizando corretamente o português. Caso seja um documento em uma língua que não domina, peça para alguém traduzir e revisar.

Para finalizar, coloque-se à disposição para esclarecimentos e para uma possível entrevista.

Agora, quando se deparar com esta exigência, tenha tranquilidade e calma na hora de escrever. Uma carta de intenção redigida corretamente aumenta, e muito, as chances de conseguir a vaga.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias