PAZ NO EMPREGO

Saiba como manter harmonia com os colegas de trabalho

O Imparcial traz lista com algumas dicas para você manter paz e harmonia com o colegas de trabalho em tempos difíceis da crise financeira que o país atravessa

Reprodução

Em época de enxugamento de equipes, em que as empresas exigem mais resultados com menos pessoas, é natural que o nível de estresse aumente.

No entanto, é preciso muito cuidado para não “descontar” a pressão no colega – que provavelmente está na mesma situação que você.

Para manter a harmonia no trabalho e não desestabilizar as suas próprias emoções, deixo seis dicas importantes para agregar ao seu dia a dia profissional e melhorar o relacionamento com a equipe.

Antes de quer ser compreendido, compreenda

O primeiro passo para manter a harmonia com os colegas é compreender que o seu ponto de vista não é necessariamente o mesmo do outro. Cada um de nós enxerga a realidade do seu próprio jeito, de acordo com a sua história pessoal e as suas experiências. Por isso, cada pessoa constrói uma visão diferente do mesmo problema.

Olhe as situações de pontos de vistas diferentes

Desenvolva uma visão mais aberta para poder observar as situações e as pessoas de diferentes perspectivas e ângulos.

É preciso se distanciar, por um momento, do que você quer e olhar para a situação como um observador, da forma mais neutra possível – emotivamente falando -, suspendendo por um momento os julgamentos pessoais.

Seja gentil na sua comunicação com a equipe

Muitas vezes, as palavras usadas, o tom de voz, o volume, a postura corporal, as expressões do rosto e os gestos são elementos que podem minar a harmonia e alimentar conflitos entre a equipe.

Isso pode influenciar diretamente nos resultados. Seja gentil na comunicação. Ser assertivo não significa ser agressivo nem violento.

Tenha bom humor e seja otimista

Manter o bom humor, o otimismo e treinar olhar sempre o lado bom das situações.

Essas são algumas das atitudes que influenciam positivamente a vida das pessoas. Além disso, ajudam a manter a mente aberta e a melhorar os relacionamentos interpessoais.

Expresse Gratidão

Expressar o sentimento de gratidão para as outras pessoas desenvolve a valorização e o fortalecimento dos vínculos e da confiança.

Cuide de você e respeite suas necessidades

Cultive os seus sonhos. Cuide do seu corpo, da sua saúde, espiritualidade e força interior. 

Afinal, estar bem consigo mesmo reflete positivamente em tudo, inclusive nos relacionamentos com as outras pessoas dentro do local de trabalho.

Com essas atitudes você será capaz de manter um ambiente de trabalho mais harmonioso, além de atingir todos os resultados traçados com a força e a união da equipe que o acompnha em todos os dias que envolvem o emprego e dificuldades laborais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias