OPORTUNIDADE

Saiba como ser promovido no trabalho

Mas, afinal, como ser promovido? A seguir, conheça 9 dicas para ter sucesso na tarefa!

Reprodução

Subir na carreira faz parte do plano de qualquer pessoa que deseje chegar ao sucesso no mercado de trabalho. Para ocupar cargos melhores, saber como ser promovido torna-se essencial.

Ao mesmo tempo, não dá para negar que o ambiente é cada vez mais competitivo. Com bons profissionais por todos os lados, é preciso saber se destacar e ganhar a preferência para ocupar uma nova posição. Com as ações adequadas, é possível consolidar ótimos resultados ao longo da sua atuação.

Mas, afinal, como ser promovido? A seguir, conheça 9 dicas para ter sucesso na tarefa!

  1. Esteja preparado para a mudança
    Se você deseja estar em um cargo diferente, como isso acontecerá ao fazer as mesmas coisas de sempre? É inviável subir um degrau sem deixar o anterior para trás. Portanto, chegou a hora de se preparar para a mudança.

Você tem que estar disposto a modificar suas práticas e atitudes, de modo que sejam condizentes com a promoção. O processo não é automático — nenhuma evolução é! —, mas vale a pena para alcançar os objetivos. Ao assumir essa mentalidade, será mais fácil vencer os obstáculos pelo caminho

2. Inspire-se em quem está acima
Quem é promovido recebe novas responsabilidades e passa a usar outras habilidades. Muitas vezes, é preciso se reinventar para conseguir se encaixar na nova posição. A princípio, a etapa pode parecer assustadora ou quase impossível de ser vencida.

Contudo, dá para se preparar desde já. Ao selecionar pessoas que estão acima como a sua inspiração, é viável entender como realizar essa transformação. Se for o caso, pode até ter um mentor com mais experiência. O profissional poderá dizer como é essa evolução e o que esperar do processo

3. Converse com quem já foi promovido
Para ter uma visão ainda mais clara sobre como realizar esse movimento, vale a pena trocar ideias com quem recebeu a promoção. Mesmo que não seja na sua área, pergunte qual foi a experiência de pessoas que subiram de cargo na empresa.

Ainda que você não possa seguir caminho idêntico ao que foi traçado por elas, é possível ter uma boa ideia de como foi toda a etapa. Ao identificar quais modificações foram necessárias e como cada um se preparou, surge a chance de delimitar o próprio caminho com mais segurança.

4. Comunique as suas expectativas
Depois de entender esses pontos de mudança, é recomendado solicitar um feedback ao seu gestor direto. Explique que você deseja ser promovido e peça que ele aponte quais melhorias deveria fazer.

Isso é muito importante porque, em algumas situações, os funcionários não são considerados para novos cargos porque não manifestaram interesse. Demonstre que o crescimento na carreira é um dos seus objetivos e use o feedback para começar a se preparar de forma concreta.

5. Trace um plano de ação
Agora que já recolheu todo o conhecimento sobre a progressão na carreira, trace um planejamento para chegar ao objetivo tão desejado. É a hora de prever todas as mudanças que serão necessárias.

Pense, por exemplo, em quais habilidades têm que ser desenvolvidas e quais serão as possíveis mudanças no seu cotidiano. Trace um cronograma, com as atividades que devem ser feitas e prazos adequados. Ao estabelecer uma sequência de eventos, você cria um verdadeiro mapa rumo ao desenvolvimento profissiona

6. Entregue resultados diferenciados
A progressão de carreira não acontece para todos. Os cargos mais altos são limitados, então é preciso se destacar de verdade para ser promovido. Uma das formas de consolidar isso é ao estabelecer resultados acima da média.

Ajudar a organização a conquistar os seus objetivos estratégicos faz com que você passe a chamar a atenção. Com uma performance elevada, é mais fácil ser lembrado quando uma posição de destaque surgir. Além disso, os números serão os seus advogados na hora de negociar uma promoção.

7. Continue a se capacitar
Além de otimizar a entrega de resultados, a capacitação é indispensável. É essencial se manter sempre por dentro das novidades e desenvolver habilidades continuamente. Ao rechear o currículo, fica fácil se consolidar como a melhor opção para ocupar o novo cargo.

Quem tem formação no nível técnico, por exemplo, pode recorrer a um bacharelado para se destacar. Quem já for graduado pode optar por uma pós-graduação. Para conciliar os estudos com o trabalho, uma ótima alternativa é modalidade a distância (EAD).

Aproveite e se mantenha sempre atualizado com as novidades e notícias do mercado. Tudo isso vai ajudá-lo a se transformar em um profissional completo e que merece ser promovido.

8. Tenha bons argumentos
Após consolidar todas essas mudanças, é o momento de solicitar a sua progressão de carreira. Veja se existe alguma vaga aberta ou um processo seletivo interno. Se não houver, converse com o seu gestor e reforce o desejo de crescer.

Neste momento, não basta apenas manifestar a intenção. Você deve apresentar motivos consistentes, como suas avaliações de desempenho, os números obtidos e as habilidades que possui. Quanto mais embasada for a argumentação, maiores são as chances de conseguir o resultado desejado.

9. Tome cuidado com os erros no processo
Para não arruinar as suas probabilidades de ser promovido, é fundamental evitar alguns erros. Segundo a consultoria Robert Half, o mérito é o principal elemento para a promoção. Então, não basta querer ser promovido e não fazer nada rumo ao seu desejo. Sem uma boa justificativa, a negativa é inevitável.

Também é preciso demonstrar comprometimento, ser positivo e se manter sempre profissional. Segundo a CareerBuilder, os opostos desses três comportamentos são os principais responsáveis por minar as chances de alcançar um cargo melhor. Ainda mais importante, nunca aja de forma antiética.

Caso a promoção não venha no momento em que deseja, não cometa o erro de relaxar na entrega de resultados. Com esse tipo de retaliação, você provavelmente não será chamado quando outra oportunidade surgir. A dica é ter paciência e consistência para, enfim, conquistar o resultado que tanto deseja.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias