DICAS IMPORTANTES

Conheça as melhores estratégias para manter o emprego

Para quem vive em crise, os tempos são difíceis, principalmente em termos profissionais veja como se destacar e manter o emprego durante a crise que o país atravessa

Foto: Divulgação

Embora as recessões vão e vêm, sendo algumas mais fortes do que outras, a verdade é que enquanto subsistem, colocam em sobressalto desde a economia mundial até ao nosso próprio posto de trabalho. Para quem vive em crise, os tempos são difíceis, principalmente em termos profissionais – desde saber se o seu emprego está em risco, até implementar estratégias para o retirar dessa zona de alerta e assegurar que não vai para o desemprego.

1 – Seja realista
As notícias de empresas a falir, de fábricas a fechar e do disparo do desemprego passam nos noticiários de todas as horas – é triste, frustrante e assustador, mas quando o quadro parece negra o primeiro instinto do ser humano é a negação. Só acontece aos outros, isso nunca vai acontecer comigo! Embora ser optimista é fundamental, ser realista também o é. Saiba o que se passa no mundo e, mais importante, no seu mundo: onde se colocam as suas vulnerabilidades pessoais? O seu emprego está em risco? A hipoteca da casa é mais do que pode suportar? Tem de acabar com algum crédito? É preciso começar a poupar mais? Saiba sempre com o que conta, o bom e o mau.
2 – Aumente a produtividade
Concentre-se a 200% no seu trabalho e faça cada minuto do dia contar. Assegure que o seu trabalho esteja sempre pronto ou até adiantado, pense em formas como pode dinamizar os seus projetos ou até o seu departamento e faça propostas fundamentadas à direção. Para além disso, concentre-se de forma especial nas suas melhores qualidades e talentos – se há altura para brilhar no trabalho, é esta.
3 – Disponibilidade total
Em tempos difíceis, mais do que se tornar indispensável, há que se tornar uma pessoa com a qual todos podem contar, seja para o que for, seja a que hora for. Fale com quem deve para comunicar a sua disponibilidade para ajudar noutros departamentos da empresa ou para assumir responsabilidades extra.
4 – Positivo x Negativo
Todos nós temos ou estamos envolvidos em coisas que não nos dão particular prazer; e todos nós conhecemos pessoas negativas ou tóxicas que parecem poluir o ambiente e a boa disposição à nossa volta. Em tempo de recessão, são as energias positivas que nos fazem mais falta, por isso, solte-se dos compromissos que o prendem, sem qualquer benefício presente ou futuro e dedique-se a projectos e passatempos que terão algum benefício profissional a médio-longo prazo. Escolha bem as pessoas com quem passa o seu tempo e não se deixe influenciar ou arrastar pelos pessimistas.
5 – Networking
Num mundo cada vez mais social e competitivo, os conhecimentos são tudo e quantos mais, melhor. Mesmo que o seu emprego lhe pareça seguro, nunca deixe de estabelecer contatos na sua área de trabalho e até em outras áreas de interesse seu ou de prosperidade face à recessão. Potenciais bons contactos estão em todo o lado: antigos chefes e colegas de trabalho, amigos, contabilista, vizinhos, os amigos dos pais, associação de antigos alunos, até na sua cabeleireira ou personal trainer – são pessoas que contactam com dezenas de outras pessoas todos os dias. Não se esqueça do poder das redes sociais – Twitter, Facebook, Orkut – mesmo no que toca a assuntos de índole profissional. Nos dias de hoje, a segurança profissional está no networking.
6 – Invista na formação
Há quanto tempo não atualiza o currículo com um workshop ou curso especializado? Um clima de recessão é a melhor altura para aguçar conhecimentos e desenvolver novas aptidões – é fundamental estar sempre um passo à frente da concorrência. Para além de solidificar os seus conhecimentos actuais, é importante aprender novas capacidades, só assim terá à sua disposição mais e melhores opções em termos de carreira. Cada coisa nova que aprende, abre uma janela de oportunidade no seu percurso profissional.
7 – Tenha um plano B
Ninguém sabe o dia de amanhã e em clima de recessão tanto pode ser de recuperação como de declínio, por isso, esteja preparado para tudo. O emprego do seu marido/mulher é mais seguro do que o seu ou ambos precisam de estar em alerta? Com quantos meses pode viver com o seu fundo de emergência? Como está o seu mercado de trabalho em geral? Quais são as alternativas? Será que pode fazer algum projecto em regime de freelance? Pode contar com a ajuda de familiares e amigos? Ter um plano B é melhor do que não ter nenhum plano.

Ser responsável e ficar longe de fofocas

Ninguém pode ter certeza de que não será demitido, mas algumas atitudes podem ajudar a se tornar cada vez mais importante dentro da empresa.

8 – Seja responsável
Ao assumir um compromisso, tenha certeza de que poderá cumpri-lo. Ao realizar uma tarefa, ainda que não seja agradável, realize-a com a mesma dedicação exercida nas outras mais interessantes. Ser responsável é o primeiro passo para ser visto com bons olhos.
9 – Tenha uma boa relação com o chefe
Ser competente não é uma razão para te manter no emprego. O bom relacionamento com toda a equipe é muito importante, principalmente com o seu chefe. Em um desentendimento, quase sempre a empresa ficará ao lado dele. Assim, é melhor manter uma boa relação com todos, sobretudo com o chefe, o que não significa ser puxa-saco.
10 – Fique longe de fofocas
se alguém começar a falar sobre a vida do outro, é melhor se manter neutro e de preferência fugir do assunto. A princípio, isso pode passar uma imagem de antipatia, mas aos poucos as coisas entram no lugar. As fofocas não acrescentam em nada na qualidade do serviço, ao contrário, só atrapalham.
11 – Mantenha a calma
Em momentos estressantes sempre temos vontade de falar muita coisa desnecessária. O melhor é sempre manter a calma para resolver qualquer situação. As discussões precisam ser feitas de maneira profissional, sem se exaltar e com respeito pelos colegas.
12 – Estreite relações com quem te contratou
Pode ser que seu chefe não tenha te contratado. Portanto, se outra pessoa foi responsável por sua entrada na empresa, mantenha uma boa relação com ela. 
É bom tê-la como aliada, já que foi a responsável pela sua entrada na empresa.
13 – Torne-se indispensável
Esteja sempre pronto a ajudar e realize bem todas as tarefas. Adquira bastante conhecimento sobre a empresa, inclusive em outras áreas. Ofereça-se inclusive para realizar outras funções e se mostre sempre disponível. Isto mostrará o quanto você é indispensável para a empresa.
14 – Atente aos atrasos e às faltas sem motivo
Essa dica sobre como manter o emprego pode até parecer óbvia, mas ainda assim é essencial abordá-la, pois há muitas pessoas que insistem em ignorá-la. Trata-se de evitar aqueles atrasos e faltas sem motivo. Afinal, se você se torna um funcionário ausente e desleixado com as suas próprias responsabilidades, as chances de ser desligado da empresa só aumentam. Portanto, lembre-se: independentemente de qual for a empresa, ela vai precisar de colaboradores com quem, de fato, possa contar para continuar crescendo e ganhando espaço no mercado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias