Vagas de emprego

Empresas dão largada para as contratações de fim de ano

A previsão é de que 570 mil oportunidades sejam disponibilizadas até dezembro em todo o país.

Reprodução

A indústria, o comércio e o turismo já estão em contagem regressiva para as festas no fim de ano. Com o aumento da demanda, várias empresas recorrem ao trabalhador temporário. Para muitos, é uma chance de driblar o desemprego, a falta de experiência e, até, quem sabe, conseguir uma vaga definitiva depois da experiência sazonal. A movimentação de contratações a curto prazo, principalmente nos sistemas de produções, começaram em agosto e estão a todo vapor.

Considerando o aquecimento do comércio e da indústria para datas como Dia das Crianças e o Natal, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a criação de mais de 570 mil oportunidades temporárias até o fim do ano — no Distrito Federal, a estimativa é de abertura de 2.822 vagas. Em 2018, no mesmo período, foram contabilizados cerca de 500 mil postos nacionalmente. No ano passado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calculou a contratação de mais de 72 mil pessoas apenas na área comercial.

Para este ano, a entidade ainda não tem estimativa. A expectativa é de que outubro e dezembro deste ano sejam os meses com maior fartura de chances, devido ao Dia das Crianças e o Natal. Trata-se de contratos temporários baseados na Lei nº 6019/1974, que pode ser utilizada em diversos setores e para qualquer tipo de ocupação. “Em agosto e setembro, as indústrias começam a contratar. Já em outubro e novembro, é a vez do comércio”, explica Mara Fortes, diretora regional da Asserttem no DF.

As contratações nesses meses são conhecidas como sazonais e há, também, as por substituição de cargos. No último caso, os contratos ocorrem em todo o ano, principalmente quando um funcionário se afasta da função por determinado período, por exemplo, para tirar licença-maternidade. Mara observa que há, ainda, outro motivo para a abertura de vagas a curto prazo. “Em meio a crise econômica, o número de contratações de temporários aumenta. Isso ocorre porque as empresas ficam receosas e contratam enquanto esperam a reação do mercado.”

Chances abertas 

Companhias de diversos ramos se preparam para recrutar temporárias e já há, até, firmas com inscrições abertas. Na empresa de soluções em recursos humanos Luandre, 350 oportunidades vão ser ofertadas, com salários entre R$ 1 mil e R$ 6 mil. A firma estima um crescimento de 30% nas contratações a curto prazo no fim de 2019, comparando com 2018. “Ao longo do ano, a busca de vagas temporárias é, aproximadamente, de 45% do total das pesquisas no nosso site. No fim, a procura fica maior do que isso porque este período sazonal já é conhecido”, afirma Bárbara Alves, gerente de RH da Luandre.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias