NÃO DEIXE ESCAPAR!

Dicas para mandar bem na entrevista de emprego

Confira as dicas, afinal, são poucos minutos para demonstrar o seu valor, fisgar o recrutador e conquistar a oportunidade, não é?

Reprodução

A felicidade ao receber uma ligação marcando a entrevista de emprego dá lugar a uma ansiedade sem fim. Afinal, são poucos minutos para demonstrar o seu valor, fisgar o recrutador e conquistar a oportunidade, não é? Pensando nisso, confira essa seleção de dicas para mandar bem.

Como se portar na entrevista de emprego:

  • Preparação começa com o currículo
    Para se sair bem em uma entrevista, a preparação, de acordo com os especialistas, começa ao escrever o currículo. O documento serve como fio condutor dos principais pontos que serão abordados na conversa com o recrutador.
  • Sentir-se confiante faz diferença
    Segundo descobertas da ciência, quem se sente confiante em uma entrevista de emprego costuma ter melhor desempenho.
  • Primeiras impressões importam
    A primeira impressão é a que fica, não é um ditado sem fundamento. Pelo contrário, a ciência comprovou esse fato em diversos estudos. Otimize as primeiras impressões desde o início, enquadrando a conversa com algumas frases bem ensaiadas sobre como você quer ser percebido. Isso vai acabar sendo a estrutura com que a outra pessoa forma suas memórias sobre você.
  • Beneficie-se dos poderes da linguagem corporal
    Você já ouviu falar de power posing? Basicamente, a especialista Amy Cuddy descobriu que ter uma postura confiante aumenta as chances de sucesso em qualquer situação social. No entanto, sua maior descoberta é que essa “pose” pode ser “fingida” por quem não está, na realidade, se sentindo super seguro.
  • Pesquise informações sobre a empresa e o cargo
    De uma forma geral, os executivos não se preparam para as entrevistas de emprego. Saber o que se espera do profissional que ocupe aquela posição é essencial para ter “ponta da língua” a razão pela qual você pode ser a pessoa certa para o cargo. Nesse ponto vale desde conversar com pessoas que já trabalhem na empresa, como até visitar o local e se apresentar como candidato.
  • Estude as perguntas mais comuns
    Algumas questões estarão presentes em todas as seleções. Por isso, a dica para mandar bem na entrevista de emprego é estudá-las com antecedência e dedicação. Imagine-se respondendo perguntas como:
  • Por que você se interessa em trabalhar na empresa?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Do que você mais se orgulha?
  • Quais são suas maiores conquistas?
  • Onde quer estar em 5 anos?
  • Esteja preparado para responder as mais difíceis
    Não dá para prever as perguntas mais originais que o recrutador fará. Mas, tendo pesquisado sobre a companhia e sua cultura, você pode tentar se preparar para responder algo que pode surgir. Por exemplo, se autonomia é um foco da organização, pense em como explicaria como você saber lidar bem com esse valor durante o dia a dia. E assim por diante.
  • Foque em resolver o “problema” do recrutador
    É claro que o seu objetivo é conquistar a oportunidade profissional, mas demonstre, durante a conversa, estar atento às necessidades da empresa. O foco da conversa deve ser em resolver o problema do empregador. O que a empresa está precisando?.

Por isso que as informações colhidas antes da entrevista são tão importantes. São elas que darão o embasamento necessário para você mostrar que o seu perfil é indicado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias