FIQUE ATENTO

PAES vai oferecer mais de 70 vagas para Curso de Formação de Oficiais (CFO)

O CFO é um concurso público que dá acesso ao candidato formado adentrar a carreira militar

Reprodução

A edição do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2020 realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) oferecerá um total de 75 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

As vagas serão divididas da seguinte forma: Para o curso de CFO Polícia Militar estão sendo oferecidas 33 vagas para o sexo masculino, sendo 8 delas para candidatos negros; e 4 são destinadas para o feminino, sendo uma integrando as cotas. Já para a formação do Corpo de Bombeiros, 24 vagas são para candidatos de ambos os sexos, e 6 para o sistema de cotas.

Além da prova, primeira fase para o ingresso no curso, o certame CFO possui outros critérios para ingresso, como a estipulação de idade e altura mínima, exigência de Carteira Nacional de Habilitação, entre outros, conforme a Lei Orgânica Militar.

Seguem-se as fases documental, exames odontológicos e médicos, exames físicos ou teste de aptidão física, psicológico ou psicotécnico, investigação sociológica e antropológica (para candidatos declarados negros) e o curso de formação que sendo aprovado dará acesso à carreira militar com duração de quatro anos – estas conduzidas pela Polícia Militar.

As inscrições começam na segunda-feira, 15, e seguem até o dia 9 de agosto, podendo ser feitas pelo site www.paes.uema.br. A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até 12 de agosto.

O CFO é um concurso público que dá acesso ao candidato formado adentrar a carreira militar – na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – e obter ainda diploma de Bacharel em Segurança Pública. 

Processo vestibular

O Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2020 da UEMA vai disponibilizar um total de 4.440 vagas, sendo 4.030 para os campi da UEMA e 910 para UemaSul. Haverá, ainda, 40 vagas para o curso de Medicina da UemaSul, além de vagas para Engenharia Agronômica Bacharelado, Ciências Naturais e Letras para o campus Estreito (novo campus da UemaSul). 

O concurso vestibular vai destinar vagas para o sistema universal e especial de reserva de vagas, sendo cota para candidatos negros e descendentes de comunidades (10%), portadores de deficiência (5%) e para negros, 20% das vagas para o CFO. 

Os mais de 35 mil candidatos que tiveram seus requerimentos de isenção deferidos devem efetuar a inscrição no PAES 2020. A listagem definitiva dos isentos, após a fase recursal, será divulgada em 12 de julho. As provas da primeira etapa serão aplicadas dia 20 de outubro. Mais informações e o edital no site da UEMA (www.uema.br).

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias