Jair Bolsonaro anuncia concurso público para carreira de diplomata
O último concurso para a classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário) foi realizado no ano passado para 26 vagas
Um novo edital de concurso público para a carreira de diplomata será lançado em breve. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro nessa sexta-feira, 3, durante cerimônia de formatura dos aprovados no concurso para diplomacia, realizado em 2018.
De acordo com o pronunciamento, a decisão ocorreu após uma conversa com o ministro da economia Paulo Guedes que afirmou que concurso nos demais anos está mantido.
Em março o presidente divulgou o decreto que estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e estabelece normas sobre concursos públicos.
Os editais para o cargo de diplomata são exceções e não precisam de autorização prévia do Ministério da Economia, somente dependem do aval do ministro de Estado das Relações Exteriores.
Na página oficial do Instituto Rio Branco(IRBr), responsável pela seleção e treinamento dos diplomata, há explicações sobre o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), detalhando o processo seletivo. De acordo com o site, o certame é realizado ao menos uma vez por ano desde 1996. O Cebraspe, antigo Cespe/UnB, tem sido a organizadora do concurso nos últimos anos.
Último concurso
O último concurso para a classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário) foi realizado no ano passado para 26 vagas. O salário inicial na época foi de R$ 18.059,83. Os que são aprovados em todas as etapas do concurso passam por um curso de formação no Instituto Rio Branco.