PGE / CONCURSOS

06 dicas de aprovadas em provas de Procuradorias estaduais

Conversamos com duas jovens maranhenses que já sentiram o gosto de aprovação em concursos cobiçados por qualquer concurseiro

Martha Jackson Franco de Sá Monteiro sempre quis a Procuradoria Geral do Estado do Maranhão. Mesmo com aprovações em outros estado, optou por seu estado. (Foto: Arquivo Pessoal)

Martha Jackson Franco de Sá Monteiro é Procuradora do Estado do Maranhão e Professora. Formada em Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2013. A vida concurseira da professora Martha é de sucesso. Já foi aprovada na Procuradoria do Estado de Mato Grosso (PGE/MT), onde trabalhou antes de assumir o cargo no Maranhão, também foi aprovada Procuradoria do Estado do Amazonas (PGE/AM) e Procuradoria do Município de Salvador (PGM/SSA).

Mas o concurso almejado sempre foi a Procuradoria do Estado do Maranhão (PGE/MA). Não só para chegar ao cargo desejado mas também defender o patrimônio público do estado.

“Tinha como principal objetivo a PGE/MA, para não só integrar a carreira que desejava, mas também para fazê-lo no meu Estado, defendendo o patrimônio público estadual e os interesses da coletividade maranhense. Com dedicação e muito estudo, alcancei o objetivo traçado e hoje sou Procuradora do Estado do Maranhão.”, comemorou a Procuradora.

Com a experiência adquirida, hoje ela ajuda alunos que compartilham do mesmo sonho já alcançado por Martha. “Auxilio alunos que hoje buscam alcançar o mesmo sonho que alcancei. Faço parte da equipe específica voltada aos concursos para Procuradorias.”, explica.

Abaixo três dicas separadas por Martha Jackson

Escolha a área. Escolher a área específica que deseja seguir (se Advocacia Pública – como eu fiz -, ou Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, etc.). A escolha da carreira a seguir é essencial para a organização dos conteúdos a serem estudados, pois o candidato se voltará essencialmente ao mais cobrado pelas bancas dos concursos da carreira que optar (e, claro, ao mais relevante para o exercício das atribuições do cargo desejado), filtrando, assim, as matérias corretas no enorme universo do Direito.

Planejamento. Planejar a execução dos estudos e organizar a rotina traçando prioridades. Planejamento e organização são essenciais para a vida e isso se aplica perfeitamente, por certo, ao mundo dos estudos para concurso. O candidato deve ter horários para estudar e levá-los bastante a sério. Daí a importância de definir suas prioridades e organizar sua rotina de forma a facilitar a execução do seu plano de estudos.

Disciplina e Foco no objetivo. Estudar para concurso não é tarefa fácil, exigindo muito do corpo e da mente do candidato. Por isso, a disciplina e o foco no cumprimento das metas traçadas é essencial, fazendo com que o poder do sonho que se busca alcançar também dê força ao candidato para vencer as batalhas em sua trajetória. A sensação de dever cumprido ao assinar o Termo de Posse no sonhado cargo público é realmente incrível. Vale a pena!

« Anterior3 / 3
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias