Google!
Idealizado para ser apenas um simples e inédito sistema de busca, rapidamente, o Google passou a ensinar ao mundo como lucrar com a internet. Hoje, a empresa Google domina os negócios de mídia, software, telefonia, etc. Alguém segura a Google!? Sua missão é de “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”. A […]
Idealizado para ser apenas um simples e inédito sistema de busca, rapidamente, o Google passou a ensinar ao mundo como lucrar com a internet. Hoje, a empresa Google domina os negócios de mídia, software, telefonia, etc. Alguém segura a Google!?
Sua missão é de “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”. A Google tem como slogan “Não seja mau” (Don´t be evil). Além do Google Search, a Google tem inúmeros produtos como: Gmail, Google Talk, Google+, Picasa, Google Maps, Google Earth, Youtube, Blogger, Google Desktop, Google News, Google Books, Google AdWords, Google Calendar, Google Docs, Google Adsense, etc. e lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones e tablets com o Android e Google Chrome OS.
O motor de busca na internet Google é executado usando mais de um milhão de servidores espalhados pelo mundo e processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados pelos usuários todos os dias. Pelo menos 380 milhões de pessoas usam todo mês o mais popular serviço de busca do planeta.
O Google atende 18 milhões de usuários por mês e responde por mais de 80% das buscas na internet. Procurar um cardiologista? Saber dos preços e comprar um Celular novo? Procurar endereços e Localizações? Saber das últimas notícias do tempo, da maré ou do esporte? etc. o Google responde.
A Google é uma empresa muito bem sucedida e foi classificada pela revista Fortune como o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar, e como a marca mais poderosa no mundo pela revista BrandZ.
O mérito da Google foi de oferecer algo que todo mundo queria, mas que ninguém tinha — uma forma eficiente de organizar a internet. A missão declarada da empresa é “organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil”; traduz de fato as pretensões da Google de dominar o mundo. Afina, quem detém o conhecimento detém o poder. Mas será que ela consegue?
Isto mostra quanto esta empresa é rápida, eficiente e inovadora e justifica suas pretensões.
Não acredito que a Google irá conseguir dominar o mundo, mas certamente, ele já está influenciando cada um de nós. Em pouco tempo, a Google irá conseguir dominar os meios de comunicação. Atualmente, uma grande parte do mundo digital já lhe pertence.
O que será de nós se a Google falir. Precisamos refletir seriamente sobre isto, pois não é bom uma única empresa dominar a Internet. Neste contexto, fica aqui a dica de assistir “EPIC 2014”, um filme bem interessante que tenta prever como será o mundo do futuro.
A Internet é a bola do cristal que o ser humano sempre sonhou. Cabe a nós usar nossa inteligência e nossa criatividade parar tirar proveito e impactar o mundo que vivemos com ética e responsabilidade.