Ciência moderna e prosperidade
O futuro da humanidade passa pela ciência. Cada vez mais, a nossa sobrevivência está dependendo do conhecimento e de sua aplicação. A ciência é a descoberta e a geração de conhecimentos fruto da investigação científica. A ciência é o “método de pensar e de agir”. O método é o caminho; o pensamento é a ideia […]
O futuro da humanidade passa pela ciência. Cada vez mais, a nossa sobrevivência está dependendo do conhecimento e de sua aplicação. A ciência é a descoberta e a geração de conhecimentos fruto da investigação científica. A ciência é o “método de pensar e de agir”. O método é o caminho; o pensamento é a ideia ou a abstração; e a ação é o visível ou o concreto.
As revoluções científicas são grandes descobertas que, além de ampliarem o conhecimento existente, mudaram radicalmente a nossa forma de ver o mundo e renovaram nossos paradigmas.
Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Isaac Newton, Charles Darwin, Max Planck, Albert Einstein, etc. são alguns autores de teorias científicas que revolucionaram o mundo.
A revolução de Nicolau Copérnico, no século XVI, por exemplo, derrubou a teoria que considerava a Terra como o centro do Universo afirmando que nos so planeta gira em torno do Sol.
Embora tais teorias sejam muito importantes, nenhuma delas rivaliza com o impacto da revolução quântica. A mecânica ou física quântica é o estudo dos sistemas físicos em uma escala muito pequena nas camadas atômicas e subatômicas: átomos, elétrons, prótons, pósitrons, etc. em oposição à mecânica clássica de Newton.
Devemos ter uma visão quântica do nosso universo e não uma visão clássica. Devemos acreditar que o homem é o centro do universo e que a ciência é seu grande aliado.
Precisamos entender que a ciência é a grande responsável pelo desenvolvimento social, político, econômico de uma nação, de uma região, de um estado, de uma cidade. Sem a ciência, seremos, eternamente, meros copiadores e consumidores de modelos, e continuaremos dependentes para sempre.
A ciência tem que ser popularizada e a educação tem que ter prática, pois não existe ciência sem a prática científica. Infelizmente, estamos focando muito mais a quantidade de que a qualidade.
É preciso mudar o paradigma e reconhecer que é com o conhecimento, empreendedorismo, e inovação que iremos crescer e esperar um futuro melhor.
Quando falo de conhecimento, me refiro à necessidade de uma educação de qualidade focada nas reais necessidades da nossa gente.
Quando falo de empreendedorismo, me refiro à importância da empresa no tecido econômico e social, pois ela é a grande responsável pela geração de emprego e de riqueza na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país.
Quando falo de inovação, me refiro à importância da criatividade e da pesquisa científica que é transformada em riqueza.
Sem dúvida, a Agenda do futuro é a agenda da formação, do conhecimento, da ciência e da inovação. Vamos dar aos nossos jovens as condições para produzir ciência e consequentemente riqueza e crescimento.
Vamos intensificar o aporte da ciência e da tecnologia na nossa estratégia de desenvolvimento.
Viva a Ciência, grande aliada do cidadão e da prosperidade da humanidade.