
O PT do Maranhão já tem convenção marcada para o dia 1º de agosto, com o candidato o vice-governador Felipe Camarão definida para concorrer ao Palácio dos Leões. A senadora Eliziane Gama será candidata única na chapa majoritária “para não pulverizar a votação”, enquanto para deputada federal, a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e Partido Verde, já listou os 19 candidatos, número máximo permitido pela legislação. Quanto ao vice-governador, o partido ainda não definiu, também está em aberto o número de candidatos a deputado estadual, que será no máximo 43.
O deputado federal Rubens Pereira Júnior, vice-presidente nacional do PT, disse que o barulho ensurdecedor nas redes sociais sobre eventual desistência de Camarão concorrer ao governo, não tem qualquer respaldo em fatos. Em conversar com este Bastidores, na tarde desta 3ª feira, o petista descartou qualquer possibilidade de acordo, desistência, mudança de rumo ou reaproximação com o Palácio dos Leões. “A candidatura é irreversível e irremovível”, garantiu ele, dizendo que o governador Carlos Brandão rejeitou, de pronto, três nomes sugeridos pelo presidente Lula ainda no prazo da desincompatibilização.
Nas conversas em março com Brandão, Lula propôs que ele fosse candidato a senador e que estaria com a eleição garantida e apoiaria Felipe Camarão. O governador recusou sequer debater a questão. Lula então sugeriu o ex-ministros dos Esportes André Fufuca, com o qual tem excelente relação, mas Brandão disse que não era de sua confiança. Lula, então, na última cartada, sugeriu que a deputada estadual Iracema Vale seria levada de retorno ao PT, de onde saiu em 2022, para concorrer ao Palácio dos Leões. Apesar da excelente relação política com Iracema, o governador também não topou. Será candidata à Câmara federal.
Nesta 3ª feira, Camarão encontra-se em Brasília, acertando com a direção nacional da legenda os detalhes da convenção estadual, marcada para 1º de agosto, um dia antes do encontro nacional em que o PT vai sacramentar a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um histórico quarto mandato no Palácio do Planalto. Segundo Rubens Júnior, no âmbito da direção nacional, a candidatura de Camarão está definida e a campanha ganhará sua dinâmica própria. Ele não discute se o presidente vai participar também da campanha no palanque de Orleans Brandão, que o apoia.
Seja como for, André Fufuca (PP) foi indicado para disputar o Senado na chapa de Eduardo Braide (PSD) e o deputado federal Pedro Lucas, da União Brasil, desistiu do projeto de concorrer ao Senado, depois que a deputada federal Roseana Sarney aceitou concorrer à câmara alta do País, na chapa de Orleans Brandão, ao lado do pedetista Weverton Rocha. Roseana estaria propensa desistir de concorrer à eleição em razão de seu estado de saúde em recuperação de cirurgia de câncer de mama, mas o pai José Sarney a teria feito mudar de opinião e disputar o Senado, com Fernando Sarney na suplência.
Como o jogo político do Maranhão está na fase do decisivo segundo tempo, muita coisa que vier acontecer não será fruto do acaso. Segunda-feira o presidente da Federação Progressista (PP-UB), Antônio Rueda esteve com Brandão no Palácio dos Leões, acertando a situação de Pedro Lucas. Ele e o pai, Pedro Fernandes participaram e ficou definido que com o irmão Paulo Cazé, concorrerá à Assembleia Legislativa. Enquanto isso, especula-se que Roseana indicaria Fernando Sarney como suplente e a filha dele, Maria Fernanda, para deputada estadual. Já o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral teria pulado a cerca, do palanque de Orleans para o de Braide, em troca de indicar a esposa Perla 1ª suplente de André Fufuca.