Ora, Pílulas!
Raimundo Borges – Bastidores
Apoio aos ricaços (1)
Dos 18 deputados federais do Maranhão, apenas Márcio Jerry (PCdoB), Márcio Onaiser (PDT) e Duarte Júnior (PSB) votaram para fazer os milionários pagarem imposto. O projeto que pretendia tributar as grandes fortunas acima de R$ 10 milhões, foi derrotado pelo placar de 262 x 136 votos na Câmara num atalho na Reforma Tributária.
Apoio ao ricaços (2)
O governo pretendia arrecadar R$ 45 bilhões até 2026 com taxação de fundos de super-ricos e offshores. A rejeição foi feita por meio de uma emenda durante a votação do 2º projeto para regulamentar a reforma tributária. Se fosse aprovado o texto original, pelo menos 267 mil pessoas seriam taxadas como super-ricos. Mas não foi dessa vez.
Transição em curso
O prefeito eleito de Paço do Lumiar, Fred Campos já está articulado com o atual, Inaldo Alves Pereira, que é seu aliado, na transição de governo, prevista na legislação. Assim também já se movimentam todos os eleitos nos demais municípios. Os reeleitos, obviamente, não têm transição. Tem continuação.
Tudo às claras
Fred Campos anunciou ainda para o primeiro semestre de 2025, colocar no Portal da Transparência, uma demonstração diária dos investimentos oriundos dos recursos federais e estaduais recebidos. Como advogado de prefeituras, Fred se espacializou em contas púbicas e sabe tintim por tintim como tudo funciona em termos de grana púbica.
Casamento desfeito (1)
O casamento de papel passado na federação formada em 2018 entre PT, PCdoB e PV pode estar com os dias contados. Em encontros internos de avaliação dos resultados eleitorais do Partido dos Trabalhadores, suas lideranças discutem o fim da relação federada.
Casamento desfeito (2)
Depois do segundo turno das eleições municipais, os petistas fizeram discussão em Brasília, que acabou em “lavagem de roupa suja” entre a presidente Gleisi Hoffmann e o ministro da Articulação Política, Alexandre Padilha.
Casamento desfeito? (3)
Para os petistas, sem as amarras da federação, o PT conseguirá negociar mais facilmente alianças com partidos de centro para 2026: MDB de Baleia Rossi e PSD de Gilberto Kassab. No Maranhão, por exemplo, a Federação PT-PCdoB-PV foi um fracasso de votos em 2024. Tudo indica que para 2026, a história das alianças e federações será contada de outro jeito.
Tema explosivo (1)
O presidente Lula se reuniu nesta quinta, 31, com os governadores para debater o tema mais importante do momento no país: segurança púbica. Lula apresentou a PEC da Segurança Púbica, uma ideia antiga que agora, finalmente, pode ser encarada com responsabilidade pelo Congresso.
Tema explosivo (2)
A explosão do poder das organizações criminosas no Brasil e no mundo virou assunto de urgência. Por isso, Lula chamou os governadores para debater a unificação do combate numa unificado na SUSP das Polícias. O governador Carlos Brandão estava lá, com a contribuição do Maranhão à PEC do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, talvez a mais importante de sua gestão.
Tema explosivo (3)
Antes do encontro com o presidente Lula, Carlos Brandão (PSB) participou, da última reunião de 2024, do Consórcio Nordeste, entidade que reúne os chefes de Estado da região, a qual enfrenta vários problemas comuns, inclusive o pertinente à Segurança Pública.