ESCUTAR RÁDIO
coluna

Ora, pílulas! 

Raimundo Borges – Bastidores

Camelão piauiense (1)


O presidente do PP, Ciro Nogueira, alvo da Operação “Compensação” da Polícia Federal em 2022, vem pressionando os ministros André Fufuca (dos Esportes) e Juscelino Filho (UB) a deixarem o governo Lula, depois que sua popularidade despencou por fatores externos ao governo. Lideranças do Centrão querem desembarcar da Esplanada por achar que o presidente não terá vez no projeto de reeleição.

Camaleão piauiense (2)


Ciro Nogueira é um autêntico cameleão do nordeste piauiense. É líder do Centrão, mesmo tendo sido alvo de operação da PF contra corrupção. Já passou e se deu bem em todos os governos desde FHC, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro (ministro da Casa Civil). É o mesmo que tinha restrição a Bolsonaro, que o chamou de fascista e preconceituoso em entrevista à TV Meio Norte, em 2017. Dizia também que “Lula foi o melhor presidente deste país, especialmente para o Piauí e o Nordeste”.

Litigâncias predatórias


Por detectar litigância predatória coletiva, o juiz da 2ª Vara Cívil de Caxias/MA Jorge Antônio Sales Leite mandou suspender centenas de processos envolvendo empréstimos consignados em nome de aposentados. Ele identificou indícios de litigância predatória em recursos processuais sem argumentação convincente e fundamentos legais em buscando vantagens indevidas. O magistrado apontou falsificação de documentos na captação indevida de clientes e o abandono deles após o levantamento dos valores.

Espaço livre


Por ordem do governador Carlos Brandão, a Avenida Litorânea será interditada parcialmente para práticas esportivas durante três dias da semana, a partir desta sexta-feira (7). O trecho da interdição fica entre o viaduto Bacabeirinha (Av. Holandeses) e o restaurante Coco Mel, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 4h e 6h30 da manhã. A decisão atropela o bloqueio programado pelo prefeito Eduardo Braide, atendendo projeto do presidente da Câmara, Paulo Victor (PSB).

Recuo a tempo (1)


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha recuou da decisão anterior e liberar os aparelhos celulares e outros bens eletrônicos de membros do Tribunal de Justiça do Maranhão, enrolados em acusação de corrupção no bojo da operação “18 Minutos” da Polícia Federal.

Recuo a tempo (2)


O magistrado percebeu que há risco de perda de provas com a devolução de aparelhos celulares, computadores e tablets apreendidos pela PF na Operação 18 Minutos que abarcou desembargadores, juízes, funcionários do TJ, advogados e outros membros acusados num poderoso esquema de vendas de sentenças. Os outros bens apreendidos, com valores monetários (em conta judicial), joias, relógios, automóveis de luxo e imóveis não consta na decisão, por não apresentarem risco às investigações.

Trajetória histórica 


A única mulher na constituinte do Maranhão em 1989, responsável pela Constituição em vigor, Conceição Andrade, também ex-prefeita de São Luís, concedeu à TV-Assembleia uma bela entrevista. No programa “Toda Mulher”, Conceição Andrade abordou sua trajetória como advogada de trabalhadores rurais sem-terra, depois como deputada e prefeita da capital, de 1993/1997.

“Naquele momento – relatou Andrade – tínhamos um sentimento de profunda esperança e certeza de que íamos conseguir, junto com a sociedade organizada, garantir direitos fundamentais, sobretudo àquelas pessoas socialmente excluídas. Sabíamos que essa esperança poderia ser concretizada porque partia de uma luta real”. O programa ‘Toda Mulher’ é apresentado por Márcia Carvalho e exibido às quartas-feiras (15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias