Ora, pílulas!
Raimundo Borges – Bastidores


No colo de Dino
Pelo andar da carruagem e o tamanho da encrenca jurídica-política, tudo indica que em outubro, o calhamaço da PGR que acusa Jair Messias Bolsonaro e 33 aliados da tentativa de golpe de Estado, vai cair no colo de Flávio Dino. Naquele mês, o caçula do Supremo Tribunal Federal irá presidir a 1ª turma, que está na incumbência de analisar e julgar cada um dos golpistas do 08 de janeiro.
Elas na história (1)
Na solenidade de comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão, dezenas de ex-deputados marcaram presença. Na filha da frente dessa turma estavam três ex-deputadas que ajudaram fazer a história do parlamento maranhense: Helena Barros Heluy (PT), Conceição Andrade e Graça Paz. Andrade foi a segunda mulher a ser eleita prefeita de São Luís em (1993-1997). Helena Heluy foi vereadora da capital e deputada entre 2001 e 2011.
Elas na história (2)
Andrade ainda não conhecia as instalações do Palácio Manoel Bequimão, sede do Poder Legislativo e não sabia como chegar ao plenário. Foi acompanhada no elevador pelo secretário da Mesa Diretora, Bráulio Martins. Conceição Andrade foi eleita deputada estadual em 1987 pelo MDB, quando a Alema funcionava no centro da capital, na Rua do Egito.
Voz dos Leões (1)
O governador Carlos Brandão foi representado, na solenidade de comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa, pelo secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, que se fez acompanhar do ex-governador José Reinaldo Tavares, atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Programa Estratégicos do Maranhão.
Voz dos Leões (2)
Ao discursar, Madeira disse que representar o governador naquele evento era reconhecer a exata dimensão da “importância da harmonia e do diálogo entre os Poderes do Estado, em proveito de toda a sociedade”.
Lugar de honra
Ao chegar aos 190 anos de uma trajetória que se confunde, em muitos momentos, com a história do Maranhão, a Assembleia Legislativa tem Iracema Vale (PSB) como a primeira mulher na Presidência e, por coincidência, a maior bancada feminina de todos os tempos: 12 deputadas.
Unidos, mas sem mistura
O parlamento maranhense é formado por 42 parlamentares, numa mistura típica do estado politicamente menos polarizado do Brasil atualmente. O ativismo é moderado nessa temporada de puro fundamentalismo extremado no Congresso Nacional. No plenário se misturam ideologias que se tornam um mosaico quase indecifrável. O PCdoB é comunista, mas nem um pouco “socialista” com o PSB. Já o PDT transita mais pelo centro do que pela esquerda, no contraponto do Centrão no Solidariedade, MDB, PP e PSD. A direita está o PL meio bolsonarista, o Novo e PRTB, este sim, bolsonarista roxo.
Cruzar os dedos (1)
Numa sondagem prévia com votantes anônimos do Oscar, a Revista Variety, especializada em cinema e entretenimento, apurou que alguns membros do grupo de jurados escolheram Fernanda Torres como Melhor Atriz na edição 2025 do prêmio máximo do cinema mundial. Na seção “Anonymous Oscar Ballots” (em tradução livre), dois dos cinco votantes revelaram ter escolhido a brasileira pela sua atuação em “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Atriz.
Cruzar os dedos (2)
Os indicados e vencedores do Oscar são escolhidos pelos membros da Academia, que conta com mais de 10.000 profissionais da indústria cinematográfica, sendo aproximadamente 9.905, segundo dados de 2024, habilitados a votar. Para a edição de 2025, a votação para a escolha dos vencedores acabou na terça-feira (18) e a premiação, no dia 2 de março.