coluna

Ora, Pílulas!

Raimundo Borges – Bastidores

Bate e volta (1)


Os três ministros maranhenses do Lula, que são deputados federais  – Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Juscelino Rezende (Comunicações) e André Fufuca (Esportes) – serão exonerados por poucos dias para votar no projeto do orçamento federal para 2025, na pauta do dia 3 de fevereiro. Apesar das pressões, o Palácio do Planalto não dá sinal de que algum dos três ministros poderá vir a fazer parte da reforma ministerial que o presidente Lula deve fazer após aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Bate e volta (2)


O ministro Juscelino Rezende, da União Brasil seria o nome no qual pesa mais pressão para Lula trocá-lo na Esplanada, porém, o presidente não deu qualquer sinal sobre isso. Afinal, Juscelino é da cota da União Brasil, que integra o “Bloco União” da maior federação partidária na Câmara, com PSDB, Cidadania, PDT, Avante, Solidariedade e PRD, totalizando 161 deputados.

Conversa privada


A deputada Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa, participou da solenidade de início do ano legislativo do Tribunal de Justiça do Maranhão, ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino. Ela chegou a conversar com Dino, seu antigo colega de PSB e responsável direto pelo seu ingresso na legenda socialista em 2022, quando o PT a vetou como candidata a deputada estadual.

Contando os dias


Hoje Iracema tem uma encrenca pendente no STF, nas mãos da ministra Cármen Lucia, relatora da ação do partido Solidariedade sobre o empate repetido na eleição de presidente da Alema. O SD de Othelino Neto defende a mudança na regra clássica da prevalência da maior idade na solução de empate até em concurso público. Iracema, por sua vez, foi reeleita por esse critério, constante no Regimento Interno da casa que preside.

Direto ao ponto


No TJMA Flávio Dino reafirmou a sua posição de implacável no combatente à corrupção e defendeu que essa não é só dele, mas uma prioridade do Sistema de Justiça. Sua fala ecoou forte diante de desembargadores, juízes, deputados, prefeitos, membros do Ministério Público e advogados.

Presença marcante


Poder Judiciário, presidido pelo desembargador Froz Sobrinho, retornou às atividades de 2025, mostrando que, apesar de recentes afastamentos de membros da corte pelo CNJ, a Justiça do Maranhão tem se superado e apresentado bons resultados no primeiro e segundo graus. Tanto isso é fato que, pela primeira vez o ex-juiz federal, ex-deputado federal, ex-governador, ex-ministro da Justiça, ex-senador e respeitado membro da STF Flávio Dino prestigia um ato dessa envergadura.

Votações atrasadas


Assim como ocorre no Congresso Nacional, a Câmara de Vereadores de São Luís também deixou para fevereiro a votação do orçamento da capital para 2025. A coincidência é que, tanto em Brasília quanto em São Luís, a LOA será votada no mesmo dia 3. A diferença é que, o orçamento federal será votado sob o comando dos novos dirigentes da Câmara e do Senado, enquanto em São Luís, a Câmara já reelegeu o vereador Paulo Victor (PSB) seu presidente.

Falou bonito


O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho fez um discurso no início do ano legislativo que agradou a todos, principalmente o convidado Flávio Dino, sentado a seu lado. Prometeu que o Judiciário do Maranhão vai atuar neste ano movido pela prioridade de cuidar das pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente os mais velhos. “Vamos dedicar mais atenção aos invisíveis, aos excluídos e aos vulneráveis”, comunicou. Froz Sobrinho detalhou as atividades e os investimentos do judiciário maranhense no exercício de 2024, quando cumpriu as metas prevista no início do ano. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias