Ora, pílulas!
Raimundo Borges – Bastidores
Bate e volta (1)
Não é um ato corriqueiro na administração pública um secretário de Estado ser transferido de um órgão para outro e depois ter que retornar ao posto de onde saiu. Mas aconteceu no Maranhão, com advogado Pedro Chagas, que foi exonerado da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para assumir a presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), mas o ato foi anulado pelo governador Carlos Brandão.
Bate e volta (2)
Para assumir a empresa estatal, Chagas teria que passar pela quarentena de ao menos 36 meses após deixar a tesouraria do PSDB maranhense, conforme reza a lei das estatais. Agora, só Brandão sabe quem vai colocar na Emap ou manter o atual presidente, Gilberto Lima que, em um texto no site da companha, fala em ser “agente de transformação e desenvolvimento do Maranhão até 2026”.
Alta cotação (1)
Diretamente apoiado pelo governador Carlos Brandão (PSB), o vice Felipe Camarão (PT) e a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale, o prefeito de Bacabal Roberto Costa (MDB) acaba de assumir a presidência da Federação do Municípios do Maranhão com o discurso de “Independência e união”. Nos próximos dois anos, Roberto Costa tem tudo para fazer uma gestão proveitosa e até ser reeleito em 2026 – se assim o desejar.
Alta cotação (2)
O entusiasmo de Carlos Brandão pelo municipalismo é tão forte que uma parceria com a Famem tem tudo a ver com a alavancagem do desenvolvimento estadual que, sem a participação dos prefeitos é impossível a obtenção de sucesso. Basta verificar que Roberto Costa recebeu 178 votos, ou seja 82% dos chefes municipais com direito a voto na entidade que os congrega. Os outros faltaram.
Depende do convite (1)
Quatro vezes governadora do Maranhão, a deputada federal Roseana Sarney admite participar do governo Carlos Brandão, caso venha a ser convidada. Interpelada pelo jornalista Gláucio Ericeira a respeito, ela disse o seguinte: “Eu tenho ajudado naquilo que posso evidentemente com minha experiência e tudo. Posso colocar meu trabalho e minha vivência à disposição do Maranhão, assim como eu as coloco à disposição do Brasil”.
Depende do convite (2)
Roseana tem imensa relação de apoio e amizades no setor cultural do Maranhão, área em que deixou saudades como governadora. Caso venha a assumir uma secretaria no governo Brandão, ela abre vaga na Câmara para o suplente do MDB, Hildo Rocha, um político de estreita relação com Roseana, de quem foi secretário das Cidades.
Dando exemplo
Com apenas 15 dias no exercício do mandato de prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos (PSB) mostrou-se sensível aos problemas causados pelas chuvas no município localizado na Ilha Upaon-Açu. Decidiu cancelar uma vasta programação festiva pelo aniversário de 64 anos de emancipação de Paço do Lumiar. Fred ainda acionou a Secretaria de Infraestrutura do governo para atuar, junto com o município, nas demais emergenciais provocadas pelas chuvas torrenciais.
Unidade necessária
Ao receber no Palácio dos Leões o novo presidente da Famem, prefeito Roberto Costa (Bacabal) e demais membros da diretoria da entidade municipalista, o governador Carlos Brandão dez um contundente discurso de pacificação no grupo que lidera. “Já tive outras eleições que eu perdi. E eu comecei a analisar durante essa minha vida pública se vale a pena disputas, se vale a pena ganhar ou perder. Então, hoje estou convicto de que a unidade é o melhor caminho”. Felipe Camarão adorou ouvir aquilo que espera há muito tempo do governador.