CORONAVÍRUS

No Maranhão

1026
26145
6664
853
BASTIDORES

Encontro dos “paraíbas”

De­pois de se­rem cha­ma­dos há du­as se­ma­nas de “pa­raí­bas”  pe­lo pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, on­tem, du­ran­te a ma­nhã, os no­ve go­ver­na­do­res do Nor­des­te vol­ta­ram a se reu­nir em Sal­va­dor. Pau­ta foi o de­ta­lha­men­to das ações do Con­sór­cio In­te­res­ta­du­al de De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel do Nor­des­te pa­ra 2019, tais co­mo in­ter­câm­bio de es­tu­dan­tes e pro­fis­si­o­nais, cri­a­ção de um fun­do […]

De­pois de se­rem cha­ma­dos há du­as se­ma­nas de “pa­raí­bas”  pe­lo pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro, on­tem, du­ran­te a ma­nhã, os no­ve go­ver­na­do­res do Nor­des­te vol­ta­ram a se reu­nir em Sal­va­dor. Pau­ta foi o de­ta­lha­men­to das ações do Con­sór­cio In­te­res­ta­du­al de De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel do Nor­des­te pa­ra 2019, tais co­mo in­ter­câm­bio de es­tu­dan­tes e pro­fis­si­o­nais, cri­a­ção de um fun­do de fi­nan­ci­a­men­to, par­ce­ri­as em obras de in­fra­es­tru­tu­ra e to­ma­das de de­ci­sões po­lí­ti­cas con­jun­tas.

Des­de mar­ço de 2019 que os go­ver­na­do­res vêm de­ba­ten­do um pro­gra­ma de ações com­par­ti­lha­das, de­pois de cri­a­rem, em São Luís, o Con­sór­cio Nor­des­te. Até os fes­te­jos ju­ni­nos des­te ano me­re­ce­ram uma aten­ção es­pe­ci­al na co­ber­tu­ra jor­na­lís­ti­ca. Pe­la pri­mei­ra vez, fo­ram es­ta­be­le­ci­das par­ce­ri­as en­tre as TVs e rá­di­os pú­bli­cas es­ta­du­ais do Nor­des­te com o ob­je­ti­vo de pro­mo­ver o in­ter­câm­bio de con­teú­dos, for­ta­le­cer a co­mu­ni­ca­ção pú­bli­ca e ala­van­car o tu­ris­mo.

O Con­sór­cio tem co­mo o pri­mei­ro pre­si­den­te o go­ver­na­dor da Bahia, Rui Cos­ta, que, jun­to com o co­le­ga Flá­vio Di­no, do Ma­ra­nhão, foi al­vo das du­ras crí­ti­cas do pre­si­den­te Bol­so­na­ro, cha­ma­dos pe­jo­ra­ti­va­men­te de “pa­raí­bas”. A co­mu­ni­ca­ção é es­tra­té­gi­ca pa­ra a di­fu­são das ati­vi­da­des do con­sór­cio na re­gião com cres­ci­men­to do PIB em 2019 mer­gu­lha­do em in­cer­te­za. De for­ma ge­ral, de­pen­de de in­ves­ti­men­tos pú­bli­cos e trans­fe­rên­ci­as fe­de­rais, cu­jos fa­to­res in­ter­fe­rem no ce­ná­rio de re­cu­pe­ra­ção, se­gun­do le­van­ta­men­to da Con­sul­to­ria Ten­dên­cia.

Já o Pa­rá, no Nor­te, apa­re­ce com for­te po­der de su­pe­ra­ção à cri­se, gra­ças aos pe­sa­dos in­ves­ti­men­tos da Va­le na mi­ne­ra­ção. De­ve ser o cam­peão de cres­ci­men­to em 2019, com 11,3%, se­gui­do de Ro­rai­ma (6,9%). Pe­lo mes­mo le­van­ta­men­to da Ten­dên­cia, o Nor­des­te to­do te­rá, em 2019, PIB ne­ga­ti­vo – bem lon­ge da re­cu­pe­ra­ção ple­na. Ala­go­as de­ve li­de­ra o ran­king, com ní­vel (-8,4% me­nor), Ser­gi­pe (-7,8%) Per­nam­bu­co (-7,5%) e Ma­ra­nhão (-4,4%). Mas co­mo o es­ta­do te­rá no­va su­per­sa­fra de grãos, po­de até “fu­rar” a pro­je­ção.

As­tro com Sarney

O vi­ce-pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de São Luís, As­tro de Ogum, que se pro­je­ta co­mo pré-can­di­da­to a pre­fei­to da ci­da­de em 2020, foi se ater, on­tem, com o ex-pre­si­den­te Jo­sé Sarney. O en­con­tro, no MDB, ocor­reu na pre­sen­ça do ex-se­na­dor João Al­ber­to. Mas As­tro não dis­se o que tra­tou com Sarney.

Li­ber­da­de de im­pren­sa

Em no­ta con­jun­ta, Flá­vio Di­no (PC do B), o ex-pre­fei­to de São Pau­lo Fer­nan­do Had­dad (PT) e o lí­der do Mo­vi­men­to dos Tra­ba­lha­do­res Sem-Te­to (MTST), Gui­lher­me Bou­los (PSOL-SP), de­fen­dem a li­ber­da­de de im­pren­sa e pe­dem o afas­ta­men­to do mi­nis­tro Sér­gio Mo­ro e do pro­cu­ra­dor Del­tan Dal­lag­nol de su­as fun­ções.

De­fe­sa de Glenn

Eles con­si­de­ram ab­sur­das as ame­a­ças con­tra o jor­na­lis­ta Glenn Gre­enwald, se­ja por pa­la­vras do pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca ou por atos ile­gais, a exem­plo da Por­ta­ria 666, do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça. Pres­tam ain­da so­li­da­ri­e­da­de à jor­na­lis­ta Ma­nu­e­la D’Avi­la, que não pra­ti­cou ato ile­gal e co­lo­cou seu te­le­fo­ne à dis­po­si­ção pa­ra pe­rí­cia.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias