Encontro dos “paraíbas”
Depois de serem chamados há duas semanas de “paraíbas” pelo presidente Jair Bolsonaro, ontem, durante a manhã, os nove governadores do Nordeste voltaram a se reunir em Salvador. Pauta foi o detalhamento das ações do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste para 2019, tais como intercâmbio de estudantes e profissionais, criação de um fundo […]
Depois de serem chamados há duas semanas de “paraíbas” pelo presidente Jair Bolsonaro, ontem, durante a manhã, os nove governadores do Nordeste voltaram a se reunir em Salvador. Pauta foi o detalhamento das ações do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste para 2019, tais como intercâmbio de estudantes e profissionais, criação de um fundo de financiamento, parcerias em obras de infraestrutura e tomadas de decisões políticas conjuntas.
Desde março de 2019 que os governadores vêm debatendo um programa de ações compartilhadas, depois de criarem, em São Luís, o Consórcio Nordeste. Até os festejos juninos deste ano mereceram uma atenção especial na cobertura jornalística. Pela primeira vez, foram estabelecidas parcerias entre as TVs e rádios públicas estaduais do Nordeste com o objetivo de promover o intercâmbio de conteúdos, fortalecer a comunicação pública e alavancar o turismo.
O Consórcio tem como o primeiro presidente o governador da Bahia, Rui Costa, que, junto com o colega Flávio Dino, do Maranhão, foi alvo das duras críticas do presidente Bolsonaro, chamados pejorativamente de “paraíbas”. A comunicação é estratégica para a difusão das atividades do consórcio na região com crescimento do PIB em 2019 mergulhado em incerteza. De forma geral, depende de investimentos públicos e transferências federais, cujos fatores interferem no cenário de recuperação, segundo levantamento da Consultoria Tendência.
Já o Pará, no Norte, aparece com forte poder de superação à crise, graças aos pesados investimentos da Vale na mineração. Deve ser o campeão de crescimento em 2019, com 11,3%, seguido de Roraima (6,9%). Pelo mesmo levantamento da Tendência, o Nordeste todo terá, em 2019, PIB negativo – bem longe da recuperação plena. Alagoas deve lidera o ranking, com nível (-8,4% menor), Sergipe (-7,8%) Pernambuco (-7,5%) e Maranhão (-4,4%). Mas como o estado terá nova supersafra de grãos, pode até “furar” a projeção.
Astro com Sarney
O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum, que se projeta como pré-candidato a prefeito da cidade em 2020, foi se ater, ontem, com o ex-presidente José Sarney. O encontro, no MDB, ocorreu na presença do ex-senador João Alberto. Mas Astro não disse o que tratou com Sarney.
Liberdade de imprensa
Em nota conjunta, Flávio Dino (PC do B), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos (PSOL-SP), defendem a liberdade de imprensa e pedem o afastamento do ministro Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol de suas funções.
Defesa de Glenn
Eles consideram absurdas as ameaças contra o jornalista Glenn Greenwald, seja por palavras do presidente da República ou por atos ilegais, a exemplo da Portaria 666, do Ministério da Justiça. Prestam ainda solidariedade à jornalista Manuela D’Avila, que não praticou ato ilegal e colocou seu telefone à disposição para perícia.