Chamada de Campa
Raimundo Borges – Bastidores
Em sessão solene para homenagear o médico José Márcio Leite a Assembleia Legislativa do Maranhão reuniu, pelo menos sete figuras que, com seu talento e dedicação, fizeram parte relevante da história do Maranhão, entre 1985 a 2024 – 39 anos. Essas personalidades são: Gardênia Gonçalves, Conceição Andrade, Helena Heluy, Iracema Vale, Natalino Salgado, Arnaldo Melo e José Márcio.
Alema homenageia médico e marca encontro histórico
Sete nomes que carregam partes significativas da história do Maranhão e de São Luís, em particular, se reuniram, na última 5ª feira, na Assembleia Legislativa – um encontro raro e carregado de recordações. As ex-prefeitas da capital maranhense Gardênia Gonçalves, Conceição Andrade, a ex-deputada e ex-vereadora Helena Heluy prestigiaram a sessão solene em que o médico José Márcio Leite foi homenageado com a Medalha do Mérito Manoel Beckman, maior título de honraria da Alema, presidido pela deputado Iracema Vale. A homenagem foi proposta pelo deputado Arnaldo Melo, decano da casa do povo maranhense, com seis mandatos.
O ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão, doutor Natalino Salgado, também compareceu àquele ato solene raro. São, portanto, sete nomes que, pelo que dedicaram e dedicam de suas vidas, tornam São Luís e o Maranhão cada vez mais promissores. Gardênia Gonçalves quebrou o paradigma histórico da principal capital ao ser eleita em 1985 a primeira mulher para o Palácio La Ravardière, sede da prefeitura. Foi a primeira eleição pós-ditadura militar de 1964 e a 2ª da história da cidade. Em Já a advogada Conceição Andrade foi deputada estadual, disputou o governo do Maranhão e foi eleita prefeita de São Luís em 1992 e, depois, secretária de Desenvolvimento Agrário.
Helena Heluy, advogada e bacharel em jornalismo, promotora e aposentada procuradora de Justiça. Foi candidata a vice-prefeita de São Luís, em 1985, na chapa de Haroldo Saboia, a mesma eleição ganha por Gardênia Gonçalves. Depois concorreu outra vez e foi deputada estadual três vezes, numa trajetória em que se somava intensa participação em movimentos sociais, no MDB e depois, no PT. A deputada Iracema Vale (PSB) é ex-prefeita de Urbano Santos e foi eleita em 2022 com a maior votação, tornando-se a primeira mulher presidente da Alema, cujo cargo já foi reeleita para o biênio 2025-2026.
O deputado Arnaldo Melo é médico com uma carreira política rara em seis mandatos consecutivos e um da filha Nina Melo que, ele elegeu. Secretário do governo estadual da Secid e governador em 2014, no segundo biênio como presidente da Assembleia Legislativa. Ele substituiu Roseana Sarney quando ela renunciou ao seu quarto mandato à frente do governo do Maranhão. Ao ser eleito novamente em 2022, Arnaldo Melo tornou-se o decano do Poder Legislativo Estadual sempre preservando a postura de equilíbrio nas suas posições políticas dentro e fora do parlamento.
Portanto, foi merecida a concessão da Medalha do Mérito Manoel Beckman ao médico e doutor José Márcio Leite, com 51 anos no exercício da Medicina e como professor da Universidade Federal do Maranhão e, agora, do Ceuma. Sem dúvida, a Alema praticou um ato de justiça. O homenageado tem a vida profissional de 51 anos como formado, com mestrado e doutorado em Ciências Sociais de Saúde Pública e especialista em vários ramos da Medicina. Foi professor da Ufma, secretário de Saúde do Município de São Luís e do Estado. Hoje, como aposentado da Ufma, continua prestando serviços à Universidade Ceuma.
Outra presença marcante na solenidade, o professor Natalino Salgado, também médico cirurgia com mestrado e doutorado em Nefrologia, único a ser eleito três vezes reitor da Universidade Federal do Maranhão, além de escritor com uma das mais ricas bibliografias do Maranhão, superando os 30 títulos publicados sobre história, pesquisa, biografias e Medicina. Portanto, a Assembleia Legislativa e seu decano Arnaldo Melo prestaram uma homenagem justa a uma figura relevante na saúde pública e oportunizando o encontro de personalidades relevantes para a história de São Luís e do Estado. São pessoas que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento político, social e educacional, com zelo profissional e dedicação pessoal.