Ora, pílulas
Raimundo Borges – Bastidores
Piti (1)
Para o ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino, os deputados e senadores que o atacam pela decisão de exigir transparência e honestidade na aplicação das emendas Pix, eles estão praticando a “democracia do piti”.
Piti (2)
No entender de Dino, a democracia não permite “chantagens e agressões”, em meio a uma disputa com o Congresso pela liberação das emendas parlamentares, como acontece desde o famigerado “orçamento secreto”, inventado pelo governo Jair Bolsonaro e depois transformado em “emendas Pix”, numa simulação de que estaria havendo transparência.
Pix (3)
Só para lembrar, Flávio Dino é o único ministro do STF que foi governador duas vezes, ministro de estado (da Justiça e Segurança) e, de quebra, senador, além de juiz federal e deputado federal. Quer dizer, conhece como nenhum dos colegas togados, as manhas e artimanhas da política, com seus “pitis” pela franquia escancarada da montanha de R$ 52 bilhões das emendas em 2024.
Caminho antigo (1)
Com 39 anos, o conselheiro Daniel Brandão acaba de ser eleito presidente do Tribunal de Contas do Maranhão, 41 anos depois do avô ter estado no posto, patriarca da família colinense, que tem hoje o governador Carlos Brandão no comando do Estado.
Caminho antigo (2)
Segundo o blog do jornalista Yuri Almeida, a árvore materna dos Brandão tem outra raiz fincada no TCE-MA. O bisavô do conselheiro Daniel Brandão foi o primeiro familiar a comandar a corte, quando o cargo tinha o pomposo qualificativo de “ministro”.
Caminho antigo (3)
E tem mais: do lado materno, Daniel tem outra raiz no TCE. Ele é filho de Cinthia Thereza Itapary, neta de Joaquim Salles Itapary, eleito em 1947, primeiro presidente do TCE, no governo do interventor Saturnino Bello. Já o Brandão patriarca foi nomeado para a corte em 1976, onde permaneceu até o ano de 1989.
Outro momento
Desde quando levou a surra de urnas em 2022 como candidato a governador contra Carlos Brandão, o senador Weverton Rocha anda meio sumido até mesmo nas eleições municipais. Agora, no imbróglio da eleição da presidência da Alema, Weverton colocou o seu PDT como “amicus curiae” do Solidariedade, tornando-se, às claras, oposição ao governo Carlos Brandão, ao lado de Othelino Neto.
Espera angustiante
A ação encontra-se no STF a espera de uma decisão que defina se vale o desempate por idade, no caso da eleição da mesa diretora, ou por número de mandatos. Duas situações que divergem entre Iracema Vale, considerada reeleita pelo critério da maior idade, e Othelino Neto, que quer voltar ao cargo por ter mais mandatos.
Boas lições não morrem
Morreu nesta quinta-feira (12), aos 92 anos, o ex-vereador de São Luís e empresário Benedito Pires. Ele era filho de Rosário e exerceu 8 mandatos como vereador na capital – o primeiro em 1973 – e permaneceu ativo exercendo mandato por exatos 32 anos, sempre com dedicação, dignidade e talento. Este Bastidores envia sentimento de pesar e condolências à família Pires.
Câmara conclui CPI dos Transportes
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes da Câmara Municipal de São Luís concluiu, após 180 dias de trabalho, que os processos emergenciais firmados pela Prefeitura desde 2021 apresentam fragilidades administrativas. O relatório final, publicado no Diário Oficial do Município na última terça (10), traz recomendações ao Executivo para corrigir falhas .