Ora, Pilulas!
Raimundo Borges – Bastidores
Irmãos na fé (1)
Se nada der errado, em 2025 o Maranhão poderá voltar a ter quatro ministros da Esplanada. A senadora Eliziane Gama (PSD) é o nome que a bancada evangélica vai levar ao presidente Lula que, por sua vez, tem todo interesse em desanuviar a aversão que boa parte dos “irmãos em Cristo” tem por ele. A maioria da turma é formada por seguidores de Jair Bolsonaro do pastor Silas malafaia. Eliziane tem forte apoio no meio evangélico político e religioso.
Irmãos na fé (2)
Em pleno clima de pré-Natal, os parlamentares da Bíblia promoveram um almoço em Brasília, em que homenagearam quatro ministros do STF e rolou muita conversa política. Eliziane, que vinha insinuando disputar a presidência do Senado, pode abrir para o colega David Alcolumbre, nome apoiado pelo atual dono do cargo, Rodrigo Pacheco e o Planalto.
Irmãos na fé (3)
A Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional conta com 228 integrantes: 202 deputados federais e 26 senadores. É composta por 15 partidos, e só 26 congressistas podem ser contabilizados como aliados ao governo Lula. É comandada pelo deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), que se diz independente.
Apoio a Iracema
Até a tarde desta quinta-feira, a Assembleia Legislativa do Maranhão vivia o clima de expectativa sobre que decisão a ministra do STF vai tomar nas ações do Solidariedade questionando o critério de desempate, pela maior idade, adotada na reeleição da presidente Iracema Vale (PSB). Além de deputados estaduais, vários federais também se manifestaram a favor do critério que reelegeu Iracema, enquanto Othelino Neto quer que o STF adote a regra do maior número de mandatos, que o beneficia.
Apoio federal (1)
Além dos deputados, pelo menos quatro partidos estão se engalfinhando nessa disputa inédita na história da Alema, beirando os 190 anos. O PDT se aliou ao SD na ação amicus curiae, enquanto o MDB se incorporou à defesa que o PSB de Iracema apresentou à relatora no STF, ministra Cármen Lúcia.
Apoio federal (2)
Os deputados federais Duarte Jr (PSB), Rubens Júnior (PT), Aluísio Mendes (Republicanos) e Pedro Lucas (UB) são contra a ação do Solidariedade que tenta reverter no STF a reeleição da deputada Iracema Vale na presidência da Alema pelo critério de maior Idade. Pedro Lucas disse que a regra está há mais de 20 anos no Regimento Interno da Casa.
Dentro do recesso
Salienta-se que o recesso do Supremo Tribunal Federal começa nesta sexta-feira (20) e vai até 06 de janeiro de 2025. O plantão, no entanto, não se aplica aos casos relatados por ministros que decidiram manter os trabalhos durante o recesso: Alexandre de Moraes, André Mendonça, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino se manterão em atividade, mas apenas para a adoção de medidas ou petições relacionadas a ações específicas.
Cartolagem
O engenheiro e empresário Fernando Sarney, vice-presidente da Fifa, não pretende nem pensar em disputar a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no pleito que ocorrerá em março de 2025. A este Bastidores, Fernando disse, informalmente, que a candidatura de Ronaldo Fenômeno à CBF é um assunto a ser discutido. Mas ele o simpatiza com a ideia. Como poucos, o filho do ex-presidente José Sarney é profundo conhecedor da estrutura do futebol, os clubes e as federações que votam na eleição de presidente.