coluna

O MDB age em duas frentes para ter filiação de Iracema

Raimundo Borges – Bastidores

Ao contrário do que se imagina, o MDB do Maranhão com meio século de dominação no poder estadual conseguiu dar um salto de qualidade nas eleições de 2024 e agora, a sua presidente de honra Roseana Sarney quer reforçar o quadro com a entrada da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, do PSB. O MDB sob a presidência regional do empresário Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão, conseguiu eleger nada menos que 37 prefeitos e 286 vereadores, voltando aos tempos de Roseana Sarney no governo. Aliás, foi a própria, hoje deputada federal, que passou a Marcus Brandão, em 2023, o comando da legenda que ela presidia na ocasião.

A base de apoio do governador Carlos Brandão (PSB) contabiliza cerca de 157 prefeitos nas eleições passadas. Entre os partidos governistas, o que mais elegeu chefes do executivo municipal no interior maranhense foi o MDB, inclusive o seu vice-presidente regional, Roberto Costa, em Bacabal, juntamente com o ex-governador João Alberto, vereador, que presidiu a legenda por mais de 20 anos. O partido repetiu no Estado o avanço verificado no Brasil nas eleições municipais quando alcançou 8.113 prefeituras – primeiro lugar no ranking nacional também em vereadores e em filiações. O MDB tem 2,046 milhões de filiados.

Por enquanto, Iracema Vale está no aguardo da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre uma ADIN proposta pelo Solidariedade, contestando o critério de “mais idade”, adotado para desempatar o resultado do pleito de presidente em 13 de novembro, entre ela e o deputado do SD, Othelino Neto. Antes de decidir, a ministra relatora Carmen Lúcia pediu informações à presidência da Alema e pode colocar o caso para o plenário virtual, por trata-se de uma decisão que terá criará jurisprudência para todas as assembleias legislativas e também nos regimentos da Câmara e do Senado sobre o caso de desempate.

O MDB está tão bem no Maranhão nas mãos de Marcus Brandão que animou Roseana a convidar Iracema para trocar o PSB, partido em que ela trabalhou firmemente ao lado do governador Carlos Brandão na campanha de 2024. Eles elegeram 19 prefeitos, inclusive Vinícius Vale em Barreirinhas (filho de Iracema), um município estratégico para o turismo na Rota da Emoções, que interliga o Maranhão, Piauí e Ceará pelo litoral – passando pela região do Munin, Lenções Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara, já no Ceará. Como campeã de votos em 2022, com 103 mil, Iracema tem sido apontada como opção na disputa de cargo majoritário em 2026.

A deputada do PSB não deu resposta a Roseana Sarney, mas em 2025, obviamente que haverá uma nova acomodação partidária dentro dos cenários ainda indefinidos. Para não dizer que o convite de Roseana foi resultado de impulso momentâneo, o Diretório Nacional do MDB recorreu ao STF com uma ação chamada de “Amicus Curiae”, contrapondo os argumentos da ADIN patrocinada pelo partido Solidariedade, que objetiva alterar o resultado da eleição da Mesa Diretora da Alema para o biênio 2025/26, vencida, pelo critério regimental da “maior idade”, pela presidente Iracema Vale.

O MDB argui a sua legitimidade para propor a ação “Amicus Curiae” por várias razões. Afirma que a  ADIN do Solidariedade não é leal aos fatos quando alega que o critério de desempate pela maior idade foi introduzido pela Resolução0 1.300/2024, adotada apenas uma semana de sua edição. “Na verdade, desde 1991 as sucessivas disposições do Regimento Interno da AL/MA preveem que deverá ser proclamada a “eleição do candidato mais idoso, em caso de empate. A redação permanece exatamente a mesma, desde 1991!!”, diz a peça assinada por seis advogados do MDB. Acrescenta ainda que a jurisprudência do STF é refratária à concessão de liminar contra normas que já vigoram a tanto tempo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias