opinião

Orgulho de ser colinense !

Márcio Jerry - Jornalista

“Colinenses, vibrantes exaltemos
Desta terra os nobres ancestrais
Somo filhos de um povo destemido
Que da luta não desiste jamais.”

homenagear neste dia 10 de abril a minha terra natal por seus 134 anos de emancipação política, evoco aquele genuíno sentimento de COLINENSE para mais uma vez proclamar ser Colinas uma das mais belas cidades do nosso Maranhão. Não é bela só de paisagens, é muita bela de história.

Ali  naquele território se ergueu a Fazenda Grande, que depois se organizou como Picos e na sequência seu definitivo nome Colinas. Ao longo de sua história eventos de grande importância como a presença da Balaiada em sua etapa final, de organização naquelas plagas de um comitê abolicionista, da passagem da Coluna Prestes, pra citar três mais simbólicos.

No percurso histórico de Colinas recolho dois momentos que dizem muito da sua importância. Primeiro, ali nas duas primeiras décadas do século passado , a existência de dois jornais impressos que eram porta vozes de posicionamentos políticos de líderes que já tinham repercussão regional. O Correio de Picos e a Gazeta de Picos foram marcantes naquele período.

Depois, aquela que se tornaria no final dos anos 50 uma das mais revolucionárias obras educacionais do Maranhão, o Centro Integrado de Educação de Colinas – CINEC. Imagine naquele período uma escola integral com aulas de francês, inglês e latim; onde o processo de avaliação dos alunos aboliu as provas; em que estudantes se organizavam livremente num Grêmio Estudantil. Era a construção na prática de um sonho educacional da cidadadania.

À frente da experiência o saudoso professor José Manoel de Macedo Costa, então Padre Macedo. A escola, como não poderia deixa de acontecer, chamou a atenção dos militares no poder a partir de 64 por seus sinais “subversivos” e acabou sendo vítima também de motivações políticas paroquiais. O projeto foi interrompido deixando um marco educacional que ganhou as páginas de publicações nacionais como as revistas Veja e Realidade e se fixou na história de Colinas como marco.

No entorno da experiência do CINEC muitos outros avanços importantes numa cidade que respirava educação, ciência, artes, cultura.

Essa Colinas ergueu a nossa tradição de cidade até hoje marcada por um charme especial. Basta chegar por lá para sentir, perceber.

E hoje, em mais um aniversário, tenho na lembrança as tantas ações que sobretudo a partir de 2015, com o governo Flávio Dino, eu ajudei a realizar na cidade. Estão lá a Maternidade Regional e o Hospital da Criança; Restaurante Popular; Viva Procon; IEMA Professora Graça Saraiva; Praças Henrique Leite e Dias Carneiro; avenida Beira Rio; entre muitas outras marcantes obras que integram a paisagem da cidade e oferecem serviços e oportunidades ao novo povo.

A Colinas de ontem e hoje nestes 134 anos se mesclam no sentimento que temos que é o orgulho de sermos colinenses.

Compartilhar
Márcio Jerry
Márcio Jerry Colunista