coluna

Furando o tanque

Leandro Mazzini – Coluna Esplanada

Há dois anos a Coluna denuncia em 1ª mão o avanço da facção PCC no setor de combustíveis, com a compra de formuladoras e centenas de postos de através de uma rede de laranjas. A operação cresceu em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e começou a entrar no Centro-Oeste, já sabem as Polícias Civis. Mas agora a situação vai ficar feia para o bando. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou uma força-tarefa com a Polícia Federal para investigar as ações dos criminosos no setor, a lavagem de dinheiro e sonegação. A tempo, porque junto com a bomba de gasolina a facção também começou a negociar cigarro de marcas duvidosas e contrabandeado nestes postos. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, numa palestra ano passado já apontou que seriam mais de 400 postos nas mãos da facção no Brasil.

Lula lá!


Assessor especial da Presidência, Celso Amorim começou com discrição as tratativas para – a tentativa de – uma visita de Lula à Ucrânia e à Rússia, na mesma rota. Todavia, até isso acontecer, a despeito de propor o fim da guerra, Lula terá posição concreta para quem vai aliviar: Tudo indica que para Vladimir Putin. O comércio bilateral com a venda de carnes e a dependência dos fertilizantes russos para o agro brasileiro explicam.

Gleisi no Palácio


O casal estrela do PT, deputados Gleisi Hoffmann (PR) – presidente do partido – e Lindemberg Farias (PT-RJ), se reuniu com o Líder do MDB, Isnaldo Leitão, num restaurante cinco estrelas de Brasília semana passada. Quem estava em mesas próximas garante que o menu só indicava o cargo de ministra de Articulação Política do Palácio do Planalto para a deputada.  E ela já começou a interlocução extraoficial. A conferir.

Fogo no lixo!


A Polícia Federal está intrigada com uma cena de filme na Operação Overclean, que abateu às vésperas do Natal o famigerado José Marcos de Moura, o Rei do Lixo – apelido pelos contratos com prefeituras do Brasil. Os agentes descobriram que, no dia da operação, Moura mandou incendiar um dos escritórios usados como base do grupo investigado em Salvador. Boa parte dos documentos foram perdidos.

PSB de roupa nova


O prefeito do Recife, João Campos, deve assumir em março a direção nacional do PSB com uma forte tentativa de mudança na legenda. Seu grupo político pretende propor a troca do nome de Partido Socialista Brasileiro para Partido da Sociedade Brasileira. A nova roupagem, evidente, pela nomenclatura, é para fugir da citação de comunistas dada pela oposição – o que, pelas pesquisas internas, palavra que amedronta muito eleitor.

Olha a dengue!!


Ano passado o País registrou estupendos 6.644.336 casos de dengue, com 6.041 mortes e 875 óbitos ainda estão em investigação para saber as causas. O que fez a ministra Nísia Trindade balançar no cargo acusada de inépcia. Neste ano, o Ministério da Saúde correu para investir R$ 1,5 bilhão em ações de combate às arboviroses (como Dengue, Zika e Chikungunya). O foco será no controle vetorial nas cidades com altos índices.

ESPLANADEIRA

FenaCap celebra 18 anos com R$ 24,11 bi pagos em resgates e sorteios até novembro. #Clavis lança IA para reforçar segurança empresarial contra ataques cibernéticos. #Würth e CWS Platform digitalizam interação entre 200 mil clientes. #Oito dos 12 setores do Guia Salarial 2025 acompanham a inflação, segundo Michael Page. #Banda Yahoo apresenta turnê acústica em teatros pelo Brasil em 2025. #Longa “Tudo Que É Sólido” encerra filmagens no interior de Minas Gerais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias