coluna

Rebobinando o filme

Felipe Klamt – Aparte

No ano de 2008 o medo já tomava conta do Palácio dos Leões com o Sarney (MDB) assombrando o governo de Jackson Lago (PDT). Na mesma época, encontro o Neiva Moreira, jornalista, militante raiz, exilado, deputado cassado pela ditadura militar e revolucionário da Ilha Rebelde, verdade que quase sem enxergar, acompanhado do pedetista Jerry Abrantes, seu leal escudeiro óptico, ambos finados. Questionei o experiente político sobre o clima de tensão sabiamente e perniciosamente criado pelo sistema de comunicação da família Sarney e na rasteira boca dos “aliados” do governador. Neiva foi direto e categórico na resposta: Felipe, eu não vejo mais, mas escuto e sinto, se o Jackson continuar acreditando ser imbatível vai sair do governo humilhado, sem os que hoje o rodeiam.

Fundamental que todos entendam o tempo do Sarney nos poderes do Maranhão e do Brasil, basta fazer uma leitura para compreender que acertava depois dos outros errarem, que a sorte era um fenômeno criado pelos seus adversários, que criou sua bolha de poder a partir de Brasília, mantendo o Maranhão no quintal do país. Engana-se quem pensa no ex-presidente derrubando o Jackson, no TSE e STF, com influências e muitos milhões, para presentear sua predileta filha Roseana Sarney (MDB), nada disso, tomou o seu território político de volta, era seu e continua sendo!

Evidente, que Flávio Dino (STF), o principal interessado na saída da presidente Iracema Vale (PSB) e do Governado Carlos Brandão (PSB) pode utilizar de cada milímetro do cargo de ministro no Supremo Tribunal de Justiça para orientar os processos na pauta do tribunal e afins. Todos os atores precisam entender o tamanho do legislativo e executivo estadual, tem papel de destaque para todos, basta afastar os incentivadores da intriga por interesses políticos e financeiros, nomeando um respeitado negociador que sirva em ambos os lados, exercendo a maturidade inteligente para o competente acordo. Em tempo, temos o ex-governador José Reinaldo Tavares como a perfeita ponte entre Brandão e Dino. Acredito que até o Sarney concorda!

Presidente Lula (PT) gosta muito do governador Carlos Brandão (PSB), está ajudando no apaziguar do conflito, mas conhece o temperamento do ministro Flávio Dino (STF) quando algo não acontece como o planejado na sua caminhada até a presidência do Brasil, as Emendas Pix com o Lula pagando na marra mostram isso. Resta acreditarmos na solução sem feridas abertas, as cicatrizes do final da gestão de Tavares com algemas e a retirada por fórceps do Jackson deixaram dores, a eterna desconfiança e o expurgar do grupo Sarney do poder com a vitória da terceira via, no caso, Flávio Dino (PCdoB). Amanhã, possivelmente, Eduardo Braide (PSD). Fato que a população maranhense cobra o comportamento da classe política e a capacidade profissional da imprensa em não soprar mais o braseiro.

Queremos assistir outro filme que não seja repetido. Por favor!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias