Presidente maranhense em 2030?
Felipe Klamt – Aparte


Evidente que o Sarney (MDB) soube construir e destruir amigos, nenhuma surpresa no vestibular da política, as vagas são contadas nos dedos, vale quem sabe aproveitar dos ensinamentos da academia do poder para escrever a competente biografia. Lembrando que o mestre Sarney experimentou quase tudo nas matérias do legislativo, faltando as provas como vereador e deputado estadual, no mais, exerceu os principais papeis no parlamento e executivo estadual e federal. De deputado federal e senador, passando pelos Leões a presidente da república.
Exatamente na aspiração ao cargo de presidente da nação brasileira que surge a figura do ministro Flávio Dino (STF), com uma trajetória idêntica ao homem do bigode e do jaquetão, esteve como deputado federal e senador, ocupando a duplo calendário no executivo do Maranhão. Ousado, seria escrever que eles pensam no mesmo formato sobre os processos de conquistas, mas estão muito parecidos, mesmo vivendo em épocas diferentes.
Sarney somente curte a aposentadoria sendo referenciado e reverenciado. Ninguém pode cometer a heresia de atacar seu longo trajeto nesta idade. Acredita-se na intenção do togado Flávio Dino em fazer tudo correto, mesmo que os ex-colegas de governos, no Congresso Nacional e do judiciário estejam tiriricas com as decisões quanto a transparência das emendas parlamentares e o vergonhoso penduricalho nos salários dos membros do judiciário e Ministério Público.
Lógico afirmar a sua obrigação de supremo ministro, sofrendo como um diário fuzilado pelos espertos atingidos, sem esquecer que a vitimização elege facilmente do síndico ao chefe da nação. Flávio Dino está fora da política partidária, seu brevê permite sobrevoar a eleição do Lula (PT) em 2026. Agora, em 2030, a conversa será diferente caso continue bailando livremente no salão da opinião pública e da imprensa, incluído os famosos atores e influenciadores. Só para saber, você vota nele?
Marcou presença – Político reservado, com fala quando necessário e humor elegante. Roberto Costa (MDB) ocupa dois importantes espaços que exigem a diária e intensa relação de corpo a corpo. Recentemente, no papel de prefeito de Bacabal e presidente da Famem alcançou elogios na CNM, no Encontro do Lula com os Prefeitos e Prefeitas, nas reuniões em ministérios e nos eventos junto ao governador Carlos Brandão (PSB). Sempre na linha de frente, sem deixar de cuidar dos detalhes nos bastidores, com foco na assistência para a comitiva de chefes dos executivos dos municípios maranhenses. Sabe que o nome Famem é um cartão de visita nos poderes e segmentos do Maranhão e Brasília, futuramente no Brasil.