Constrangimento!!!???
Felipe Klamt – Aparte
Muitas dúvidas giram em torno dos “compreendores” da política no Maranhão. Nossa conduta na imprensa sempre foi afirmativa quando muitos diziam não existir a separação de corpos entre o grupo de Carlos Brandão (PSB) e o do Flávio Dino (STF). Evidente, que ouvindo, investigando e avaliando as falas e comportamentos dos principais atores, jamais vivendo de ilações ou desejos imaginários. Nem as manchetes do jornal O Imparcial, muito menos, a Coluna Aparte e a Coluna do Klamt serviram para assoprar o braseiro no distúrbio dos Senhores do Poder, mantemos o nosso papel no registro dos atos, analisando o movimento da onda na opinião pública.
Hoje, a oposição ao governo do estado utiliza de três ferramentas, a primeira processando tudo e a todos por meio dos partidos Solidariedade e PCdoB, legendas umbilicais ao ventre dinistas, a segunda fazendo a confusão mental na população sintonizando entre a briga e as declarações de afeto eleitoral, permitindo a terceira no intimidar diário tentando enfraquecer o executivo estadual e a figura do governador, sempre deixando a expectativa de um golpe fatal. Por enquanto, perderam na eleição do TRE e da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, neste último caso aguardando o STF definir se o legislativo do Maranhão pode exercer um regimento interno independente.
Intrigante que os contrários anunciam a presença do boa pinta, vice-governador, procurador federal e professor universitário, Felipe Camarão (PT), como um pré-candidato, mas dependente do apoio da máquina estadual para vencer a eleição, mesmo sendo do partido do Lula (PT) com uma estrutura e dinheiro astronômico, mesmo assim, ainda precisam ocupar a cadeira de governador para garantir o pleito.
Curioso observar o início da fissura quando o Palácio dos Leões mandou soltar a presença da Iracema Vale (PSB) como a provável representante ao cargo majoritário em 2026. Talvez tenham feito uma soma: mulher, enfermeira, técnica judiciaria, ex-vereadora, ex-prefeita, deputada estadual mais bem votada, habilidosa negociadora, fala mansa e presidente da Assembleia Legislativa.
Provável que em algum lugar existe um dado fortalecendo o temor a esta pré-candidatura feminina. Improvável acreditar em um Flávio Dino (STF) querendo testar o seu fenômeno eleitoral. Então, vamos constranger!
APARTEANDO
Edivaldo Holanda (partido?) vem aí como pré-candidato a deputado estadual, resta entender se independente!!??
Roberto Costa (MDB) foi cirúrgico na análise sobre a decisão na justiça dos deputados de emendas longas, resta entender se passa no plenário do legislativo!!??
Ricardo Cappelli (PSB) vai experimentar o teste nas urnas de Brasília, resta entender se Flávio Dino terá dois pré-candidatos a governador!!??