60% é jogar a toalha?
Felipe Klamt
Alguém precisa explicar a fenômeno das pesquisas em São Luís, as duas últimas com o candidato Eduardo Braide (PSD) na média de 60% querendo determinar o fim da campanha no primeiro turno. Mais do que esquisito, podemos dizer inexplicável o alto índice de uma hora para outra, precisando de algo concreto que permita um básico entendimento aos eleitores, profissionais da área, classe política e a imprensa.
Especialistas em apuração eleitoral procuram um Norte, todos, foram muitos consultados, dizem que a matemática não fecha diante de uma população preocupada na subsistência a cada dia, nem aí para eleição. Velhos mestres das artimanhas começam a sorrir quando convidados para entrevistas, dizem, em geral, a impossibilidade da equação nesta que pode ser uma das maiores jogadas vividas na capital do Maranhão. Quanto à imprensa, somente reproduz os dados, nenhuma análise coerente.
De duas uma, ou jogaram lá para cima na esperança do colar colou, ou na próxima pesquisa derrubam o antecipado vitorioso criando a sensação do evidente segundo turno. Duarte (PSB) está nas ruas com o apoio e a estrutura do governo estadual e federal, coisa grande de se ver pelos bairros, Wellington (NOVO) mantém o mesmo padrão e fala, Yglésio (PRTB) com o Jair (PL) chegando na “Ilha Rebelde”, Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (Solidariedade), Franklin (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) nem pensam na palavra “desistência”. Chega aê e explica, se é fato ou Fake?
Precisa mais? – Olha, a campanha em Matões tomou um volume com o candidato Gabriel Tenório (PT) crescendo vertiginosamente fortalecido pelos Pereiras, pai, mãe, filho e Espirito Santo, o governador Carlos Brandão (PSB) enviando vídeos e aterrissando no município na próxima semana e, para completar, um vídeo exclusivo do presidente Lula (PT), exibido na ultima sexta-feira (13) depois da mega caminhada e carreata das mulheres comandada pela ex-prefeita Suely Pereira, que deixou o governo reeleito mostrando o placar acima de 80%. Parece restar para a oposição tentar salvar os anéis, os dedos já se foram nesta eleição!
APARTEANDO
“Seja o que for, qualquer decisão em Brasília, fica evidente que a presidente Iracema Vale vai sair mais forte se houver uma nova eleição na Assembleia Legislativa do Maranhão, mais do que isso, garantiu uma cadeira cativa na eleição majoritária em 2026. Era melhor não ter mexido com ela! Maria de Jesus, aposentada, eleitora da Coluna Aparte e eleitora da Iracema.