BASTIDORES

Centenário de Rosa Mochel (1919/2019)

Com uma rica história e tradição, parece que o Maranhão segue sem memória, portanto, hoje, no dia do Geógrafo, 29 de maio, a nossa homenageada não poderia ser outra figura, se não a professora, geógrafa, historiadora e engenheira agrônoma, Rosa Mochel Martins. Este ano de 2019, deveria se comemorar o Centenário dessa destacada professora e […]

Com uma rica história e tradição, parece que o Maranhão segue sem memória, portanto, hoje, no dia do Geógrafo, 29 de maio, a nossa homenageada não poderia ser outra figura, se não a professora, geógrafa, historiadora e engenheira agrônoma, Rosa Mochel Martins. Este ano de 2019, deveria se comemorar o Centenário dessa destacada professora e pesquisadora maranhense que tanto contribuiu para o conhecimento e para o desenvolvimento do Maranhão, mas pelo visto… Nada até agora.

 Ela nasceu no dia 19 de janeiro de 1919, em Humberto de Campos e faleceu no dia 2 de fevereiro de 1985 em São Luís. Rosa Mochel, foi a primeira mulher a formar-se em engenharia agrônoma pela então escola de agronomia do Maranhão, hoje, integrada a UEMA, era Bacharel em história e geografia, foi professora de geografia de escolas da educação básica de São Luís, como o Liceu Maranhense, Colégio São Luís, Colégio Rosa Castro, Escola Técnica e Senac, também foi professora da Universidade Federal do Maranhão, além de ter ocupado cargos de assessoria técnica em vários órgão do estado.

Como geógrafa, auxiliou o renomado geógrafo e engenheiro maranhense e um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Dr. José Eduardo de Abranches Moura (irmão de Dunshee de Abranches) na elaboração da “nova Carta do Estado”. Rosa, ainda executou estudos das linhas divisórias e demarcações dos municípios de Coelho Neto, Buriti, Urbano Santos, Colinas, Pedreiras, entre outros.

A contribuição dessa mulher maranhense, geógrafa, historiadora e engenheira é extensa, não caberia nessas poucas linhas, mas, Rosa Mochel foi quem criou e organizou junto com a comunidade a hoje tradicional “Festa da Juçara” no Maracanã, onde ela tinha um sítio. Sua importância foi fundamental na fundação e organização de várias entidades nas áreas que atuava, como exemplo, o CREA/MA, do qual foi umas das fundadoras. Publicou vários trabalhos sobre agronomia, folclore, geografia e história, mas o mais conhecido e que embora com uma proposta didática e de divulgação, traz muito conhecimento sobre o Maranhão, o famoso ” Conheça o Maranhão” de 1971, editado pelo Sioge. Rosa Mochel foi membro efetivo do IHGM e ocupou naquela agremiação a cadeira de número nove, patroneada pelo cronista colonial Bernardo Pereira de Berredo e Castro. Parabéns aos geógrafos maranhenses e viva o Centenário de Rosa Mochel, uma mulher maranhense que ficou na história.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias