opinião

Municípios fortes, Estado forte

Carlos Brandão- Governador do Maranhão

Estamos caminhando para o fim de mais um ano de muito trabalho. E 2025 chega com a posse de novas prefeitas e prefeitos. No artigo da semana passada, já havia falado um pouco sobre o nosso trabalho pelo fortalecimento do municipalismo. E o encontro que tivemos com os novos gestores só reafirma o nosso compromisso de consolidar o municipalismo como um pilar fundamental do desenvolvimento do Maranhão. Este é um momento de renovação e de reafirmação de princípios que norteiam nossa gestão: a proximidade com cada um dos 217 municípios maranhenses e o apoio incondicional às lideranças locais, que estão na linha de frente dos desafios cotidianos das nossas cidades.


O resultado dessas eleições nos deu a certeza de que estamos no caminho certo, sobretudo estando à frente de um forte partido nacional; missão que recebemos no fim do ano passado. Em 2020, o PSB elegeu seis prefeitos. Agora, saltamos para dezenove prefeituras. Além disso, fomos o partido que mais conquistou votos no estado.


Mas, independentemente desse resultado, que tem mais a ver com o partido que presidimos, temos trabalhado muito para fortalecer a relação direta com os municípios. E nossa parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) é um exemplo claro desse compromisso.


A Federação tem se mostrado uma instituição imprescindível para que as políticas públicas alcancem de fato a população. Agora, como não poderia deixar de ser, vem proporcionando as condições e o conhecimento necessários para que as prefeitas e os prefeitos façam uma transição de gestão organizada e transparente.


A realização do IV Encontro para Novos Gestores é mais uma prova disso. O evento discutirá as potencialidades de nossos municípios e os investimentos dos governos federal e estadual. Uma bela iniciativa que vai garantir que as novas gestões assumam com clareza, continuidade e responsabilidade, colocando o interesse público sempre em primeiro lugar.
Para além disso, como parte da nossa política de aproximação e suporte direto aos municípios, inauguramos essa semana a nova sede da Secretaria de Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Seridf).

Uma estrutura moderna e funcional que representa mais do que um espaço físico; ela simboliza a ampliação das possibilidades para que as prefeitas e os prefeitos do Maranhão possam, com o suporte direto do governo estadual, levar suas demandas ao governo federal e obter os recursos necessários para o desenvolvimento de suas cidades.


Essa nova sede permitirá que nossas equipes, sob a competente liderança do secretário Washington Oliveira, realizem um trabalho ainda mais eficiente e focado em captar recursos e estreitar laços institucionais que beneficiarão cada um dos nossos municípios.
Nosso objetivo é que todos os gestores possam tomar posse com segurança e clareza, dando continuidade aos serviços essenciais e assegurando um começo de mandato comprometido com a eficiência e o bem-estar da população.


O fortalecimento do municipalismo é, sem dúvida, um compromisso que impulsiona o crescimento do Maranhão. Com o apoio do presidente Lula, somado ao empenho das equipes estaduais e municipais, temos certeza de que o Maranhão continuará avançando em uma trajetória de desenvolvimento equilibrado e inclusivo, onde cada município, cada cidadã e cidadão, possa ter a sua oportunidade de prosperar.

Esse é o Maranhão que estamos construindo: uma terra de união e de progresso, onde o municipalismo é, e sempre será, o fio condutor que liga nossas cidades ao estado que queremos para todos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias