Ruralistas ocupam o CLA
Em um dia marcado por protestos e ocupações do MST pelo país afora, representantes de movimentos sociais bloquearam o acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Os militantes defendem a soberania brasileira e protestam contra a entrega da base para os Estados Unidos. Já era previsto. Foram tantas negociações, idas e vindas, acordos […]
Em um dia marcado por protestos e ocupações do MST pelo país afora, representantes de movimentos sociais bloquearam o acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Os militantes defendem a soberania brasileira e protestam contra a entrega da base para os Estados Unidos. Já era previsto. Foram tantas negociações, idas e vindas, acordos feitos, acordos rompidos e nada de foguete em órbita lançado de Alcântara.
A novela do CLA é a mais longa história de fracasso científi co do Brasil. O que era para se tornar um centro de lançamentos de foguetes, disputando o bilionário mercado dessa tecnologia, passadas três décadas, com uma tragédia de 21 mortos, base explodida, e o vai e vem de parcerias internacionais, até agora, só deu prejuízo.
Por diversas vezes, o Brasil trocou de comando, enquanto a Base de Lançamentos continua lançando apenas foguetes de calibragem e de experimentos. O MST quer chamar a atenção (fechando o acesso à base) e denunciar a retomada dos acordos com os Estados Unidos, o que pode ser a entrega do CLA, como aluguel. Houve muita fumaça, mas era de pneus queimados na estrada. Não, de lançamentos. A base está semiparalisada.