O quebra-cabeça eleitoral da região metropolitana de São Luís

Os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, todos na Ilha Upaon-Açu, viraram um paradoxo eleitoral. Graças à vizinhança com a capital, a região desperta interesse especial até do Palácio dos Leões. A interligação geográfica tem sua importância para o governo do Estado, embora seus paradoxos políticos remetam a […]

Os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, todos na Ilha Upaon-Açu, viraram um paradoxo eleitoral. Graças à vizinhança com a capital, a região desperta interesse especial até do Palácio dos Leões. A interligação geográfica tem sua importância para o governo do Estado, embora seus paradoxos políticos remetam a um complexo cipoal de posições, partidos e candidatos que se misturam e se separam de forma impressionante.

Preferências
Embora tenha autorizado o secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, a informar que o governo e ele não serão envolvidos na campanha deste ano, porém, é inegável que Flávio Dino tenha suas preferências não apenas na região metropolitana de São Luís, como também em todos os 217 municípios. Essa é a lógica da política da qual Dino não poderá escamotear, já que terá nova eleição em 2018.

Lealdade
São Luís está firme com o governo estadual. Edivaldo Júnior foi eleito em 2012 como se fosse um trailer do filme de 2014, o qual Flávio Dino dirigiu e protagonizou, com sua eleição para o Palácio dos Leões. Até agora, Edivaldo tem sido leal, companheiro e, a partir de 2015, parceiro do governo do PCdoB. Até trocou seu partido de origem, o PTC, pelo PDT, tudo com o aval de Flávio Dino.

Apoios
Assim sendo, Dino vai apoiar – provavelmente, o “tucano” Luís Fernando Silva em São José de Ribamar – o “comunista” Domingos Dutra, em Paço do Lumiar, e Talita Laci, em Raposa. Ela e Domingos Dutra formam a parelha, dentre os quatro candidatos na Grande Ilha, como filiados ao PCdoB. Em Paço do Lumiar, o ex-prefeito Gilberto Aroso será candidato pelo PMDB, contra o atual mandatário, Josemar Sobrera, eleito pelo PDT e hoje no PSDB.

Embaraço
Em São José de Ribamar, o quadro é embaraçoso. O pré-candidato Julinho Matos, que era do PDT histórico, está no PMDB. O prefeito Gil Cutrim, que era Luís Fernando “desde criancinha”, foi para o PDT e deve apoiar o ex-deputado Alberto Franco. O ex-deputado Pinto, presidente regional do PEN, promete concorrer também, tornando a eleição do município do Santo Padroeiro do Maranhão um complexo quebra-cabeça.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias