BASTIDORES

Marco Aurélio: “Só mordaça”

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro pa­re­ce não se in­co­mo­dar com su­as fa­la­ções po­lê­mi­cas que vem sol­tan­do ao léu, sem me­dir as con­sequên­ci­as por elas saí­rem da ban­ca do pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e atin­gi­rem a pró­pria pos­tu­ra. Em meio à cri­se que vem pro­vo­can­do to­da sor­te de in­con­gruên­ci­as ins­ti­tu­ci­o­nais e per­ple­xi­da­des co­le­ti­vas, o pre­si­den­te não con­se­gue sair […]

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro pa­re­ce não se in­co­mo­dar com su­as fa­la­ções po­lê­mi­cas que vem sol­tan­do ao léu, sem me­dir as con­sequên­ci­as por elas saí­rem da ban­ca do pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e atin­gi­rem a pró­pria pos­tu­ra. Em meio à cri­se que vem pro­vo­can­do to­da sor­te de in­con­gruên­ci­as ins­ti­tu­ci­o­nais e per­ple­xi­da­des co­le­ti­vas, o pre­si­den­te não con­se­gue sair do epi­cen­tro do fu­ra­cão po­lí­ti­co que di­vi­de o Bra­sil em re­giões e le­giões de odi­en­tos e odi­a­dos. As re­des so­ci­ais vi­ra­ram fer­ra­men­tas des­sa guer­ra in­sa­na ali­men­ta­da pe­lo Pla­nal­to.

On­tem, o mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, Mar­co Au­ré­lio Mel­lo, dis­se aos jor­na­lis­tas es­tar mui­to pre­o­cu­pa­do com o des­tem­pe­ro ver­bal do che­fe da na­ção. Ele, por sua vez, sa­be a quem se di­ri­ge e pa­ra qual pla­teia faz su­as re­ve­la­ções que re­per­cu­tem no can­ga­ço vir­tu­al. Na se­gun­da-fei­ra, Bol­so­na­ro, nu­ma de­mons­tra­ção de ir­ri­ta­ção, su­ge­riu que Fer­nan­do San­ta Cruz, pai do pre­si­den­te da Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil (OAB), Fe­li­pe San­ta Cruz, e de­sa­pa­re­ci­do de­pois de pre­so du­ran­te a di­ta­du­ra mi­li­tar, te­ria si­do as­sas­si­na­do por com­pa­nhei­ros que sus­pei­ta­vam de trai­ção.

Até na his­to­ri­o­gra­fia ofi­ci­al, Fer­nan­do San­ta Cruz foi as­sas­si­na­do nos po­rões da di­ta­du­ra de 1964 e o cor­po, co­mo mui­tos ou­tros, con­ti­nua de­sa­pa­re­ci­do. Mas o pre­si­den­te dis­se que sa­be co­mo ele mor­reu. Co­mo Bol­so­na­ro tan­to fa­la co­mo age em pro­je­tos, de­cre­tos e me­di­das pro­vi­só­ri­as, lí­de­res e di­ri­gen­tes de par­ti­dos pre­gam uma re­a­ção do Par­la­men­to a de­cla­ra­ções de­le. De­fen­dem que o Con­gres­so ava­lie ex­tin­guir a fi­gu­ra das me­di­das pro­vi­só­ri­as e der­ru­bar to­do de­cre­to em que o che­fe do Pla­nal­to exor­bi­tar de su­as fun­ções, in­de­pen­den­te­men­te do con­teú­do. Se es­ses par­la­men­ta­res vão ob­ter su­ces­so na em­prei­ta­da é uma per­gun­ta não tão fá­cil de res­pon­der. Afi­nal, a opo­si­ção apos­ta­va pi­a­men­te que a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia se­ria der­ro­ta­da na Câ­ma­ra, mas pas­sou com fol­ga, até além do es­pe­ra­do pe­lo Pla­nal­to. Por is­so o mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio dis­pa­rou o seu de­sa­pon­ta­men­to so­bre o mo­men­to atu­al: “Tem­pos es­tra­nhos. Aon­de va­mos pa­rar?”. E pa­ra com­ple­tar sua pre­o­cu­pa­ção, o mi­nis­tro su­ge­riu: “Só apa­re­lho de mor­da­ça po­de con­ter Bol­so­na­ro”. Já o pre­si­den­te da OAB pro­me­te re­cor­rer ao STF, jun­ta­men­te com os ex-pre­si­den­tes da en­ti­da­de, com in­ter­pe­la­ção ao pre­si­den­te Bol­so­na­ro.

Co­mo ga­ran­tia

Tor­na­do réu, se­ma­na pas­sa­da, na La­va-Ja­to, o ex-se­na­dor Edi­son Lo­bão te­ve o mon­tan­te de R$ 1,9 mi­lhão blo­que­a­do em su­as con­tas ban­cá­ri­as. A or­dem de blo­queio foi da juí­za Ga­bri­e­la Hardt, subs­ti­tu­ta de Sér­gio Mo­ro na La­va Ja­to. E o fi­lho Már­cio Lo­bão e a es­po­sa tam­bém vi­ra­ram réus.

Fal­ta o mé­ri­to

Por ha­ver le­van­ta­do sus­pei­ta da juí­za de Co­ro­a­tá, Ane­li­se Re­gi­na­to, fei­ta pe­la de­fe­sa do de­pu­ta­do Már­cio Jerry, o juiz Jú­lio Cé­sar Pra­ze­res, do TRE, man­dou sus­pen­der o trâ­mi­te de pro­ces­so elei­to­ral con­tra o man­da­to do go­ver­na­dor Flá­vio Di­no e de Már­cio Jerry. Eles fo­ram de­nun­ci­a­dos por su­pos­to cri­me elei­to­rais em 2016.

Des­de 2016

O ma­gis­tra­do vai es­pe­rar o jul­ga­men­to da sus­pei­ção da juí­za, pa­ra dar an­da­men­to ao fei­to ju­rí­di­co. O im­bró­glio vem ro­la­do des­de as elei­ções de 2016, em Co­ro­a­tá. In­clu­si­ve o pre­fei­to Luís da Amo­le­var Fi­lho é par­te da de­nún­cia for­mu­la­da pe­lo MPE e por Ri­car­do Mu­rad.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias