CORONAVÍRUS

No Maranhão

6360
99830
78984
2501

A temporada de pesquisas vai recomeçar

Agora, pesquisa eleitoral terá que passar pelo crivo do Tribunal Regional Eleitoral, que possui uma comissão de juízes só para cuidar da propaganda. Mas vale lembrar que esse tipo de pesquisa serve apenas de parâmetro em determinados momentos da campanha. É uma fotografia desfocada ou “maquiada” no fotoshop. Nas eleições de 2012, por exemplo, a […]

Agora, pesquisa eleitoral terá que passar pelo crivo do Tribunal Regional Eleitoral, que possui uma comissão de juízes só para cuidar da propaganda. Mas vale lembrar que esse tipo de pesquisa serve apenas de parâmetro em determinados momentos da campanha. É uma fotografia desfocada ou “maquiada” no fotoshop.

Nas eleições de 2012, por exemplo, a primeira pesquisa realizada pelo Ibope em São Luís, divulgada em 16 de agosto, mostrou o seguinte resultado: João Castelo, 33%; Edivaldo Júnior, 18%; Tadeu Palácio, que liderou por vários meses, já estava com 15%; Eliziane Gama e Washington Oliveira, empatados em 5%.

O que isso significa? Significa que as pesquisas realizadas até o fim de dezembro do ano passado, portanto fora do prazo de registro e de controle da Justiça, têm importância mínima. Dão uma direção, mas nenhuma consistência de atualidade. Este ano, então, com a campanha do tostão contra o tostão, aí mesmo é que tudo será diferente.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias