Desde domingo (5), o Maranhão está sob alerta amarelo de chuvas, que indica perigo potencial. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e o aviso segue até terça-feira (7).
Entre esta segunda e terça, a previsão aponta chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia. A velocidade dos ventos varia entre 40 e 60 km/h. O alerta é válido das 11h às 23h59.
Hoje, todos os 217 municípios do estado estão sob alerta de risco moderado. Apesar da classificação, é necessário manter atenção a possíveis ocorrências, como queda de árvores, alagamentos pontuais e falhas no fornecimento de energia elétrica.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.