Chuvas devem atingir grande parte do país nas primeiras semanas de abril
Até o próximo dia 8, há a possibilidade de pancadas fortes na região Nordeste. O Meio Oeste maranhense segue sob alerta do Inmet.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um levantamento da previsão do tempo para as próximas duas semanas de abril.
Na primeira, até a próxima segunda (8/4), há a possibilidade de grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 80 milímetros, especialmente no centro-norte do país, por causa da combinação do calor e alta umidade, além da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Já na segunda semana, entre os dias 9 e 17 de abril de 2024, a expectativa é que o volume de chuva seja maior que 70 mm em grande parte do Brasil.
Na primeira semana, grande parte da região Nordeste tem previsão de pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes, principalmente, no centro-norte da região, com volumes superiores a 70 mm. No sul da Bahia, podem ocorrer pancadas de chuva isolada em menores acumulados.
Na segunda semana, o Nordeste tem previsão de chuva em forma de pancada, que pode ser localmente forte e superar os 80 mm no interior nordestino. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.
O aviso mais recente do Inmet prevê chuvas intensas para todo o estado do Maranhão. O aviso anterior mantinha o Meio Oeste maranhense sob alerta laranja, grau severo de temporais para a região indicada – que abrange Imperatriz e Açailândia.
Maranhão em alerta
Treze municípios maranhenses já decretaram situação de emergência devido aos temporais. De acordo com a Defesa Civil do Estado, há mais de 600 famílias desabrigadas e mais de 1.600 desalojadas por causa das cheias dos rios. As cidades mais afetadas são Pedreiras e Trizidela do Vale.