Projeto TEAtivo para crianças e adolescentes inicia na APAE de São Luís
O projeto, fruto de uma parceria entre a APAE Brasil e o Ministério do Esporte, foi acolhido pela APAE de São Luís, e integra compromisso da instituição com a inclusão.
A APAE de São Luís deu início à Semana da Inclusão 2024 na última segunda-feira (23.09) com o lançamento do Projeto TEAtivo, destinado à inclusão de crianças, adolescentes e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destinado a crianças e adolescentes com TEA, entre 6 e 18 anos.
A cerimônia de abertura contou com momentos emocionantes, incluindo a apresentação da Banda do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), que executou o Hino Nacional durante o hasteamento das bandeiras. O projeto, fruto de uma parceria entre a APAE Brasil e o Ministério do Esporte, foi acolhido pela APAE de São Luís, e integra compromisso da instituição com a inclusão.
O Projeto TEAtivo visa promover a inclusão social e o desenvolvimento motor e cognitivo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de atividades físicas adaptadas, como natação, futebol, capoeira e atletismo, com o suporte de profissionais de educação física capacitados.
A APAE de São Luís foi escolhida como um dos polos de execução do projeto, que será implementado em outras nove cidades do Nordeste: Imperatriz (MA), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN) e Aracaju (SE).
Christiane Diniz, gestora da APAE de São Luís, ressaltou a importância de acolher o TEAtivo e o impacto positivo que ele trará para a capital maranhense. “É uma alegria imensa receber um projeto tão significativo como o TEAtivo, que irá beneficiar muitas crianças, adolescentes e jovens com TEA aqui em São Luís. Esta é mais uma oportunidade de ampliar os serviços que já prestamos com tanto carinho e dedicação, e agora podemos alinhar forças com esse projeto da APAE Brasil em conjunto com o Ministério dos Esportes. A APAE de São Luís está muito feliz em fazer parte dessa seleta participação de APAEs que acolhem essa iniciativa tão magnífica e importante. Esperamos que mais projetos como este sejam realizados, fortalecendo a parceria entre o terceiro setor e o poder público em prol das pessoas com deficiência”, afirmou a gestora.
O TEAtivo visa democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, ampliando as oportunidades de inclusão e reforçando o compromisso da APAE de São Luís com o bem-estar e desenvolvimento das pessoas com deficiência, sem exigir vínculo prévio com a Rede APAE.