A tradição do Amigo Invisível ou Secreto
Pesquisa aponta que 43% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano durante as festas de fim de ano.
Uns chamam de amigo oculto, outros de amigo secreto, e, aqui em São Luís, até de amigo invisível. O certo é que embora muitos não gostem, a prática é uma tradição na época natalina, quando as pessoas sorteiam alguém que vai receber um presente e que só vai ser revelado no momento da brincadeira. Comumente feito entre colegas de trabalho, amigos ou em família, é uma brincadeira onde não há restrição, seja adulto ou criança. Todos podem participar, sendo o mais importante se divertir.
De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 43% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano. Estima-se que 70 milhões de pessoas devem participar deste tipo de evento no período do Natal. A pesquisa aponta que entre os que devem entrar na brincadeira, 66% adoram participar da brincadeira, 34% consideram que é uma boa maneira de poder presentear gastando menos dinheiro e 8% participam apenas para não serem julgados como antissociais.
Por outro lado, entre os 40% que não pretendem participar, 44% relatam que parentes, amigos ou colegas de trabalho não têm o costume de fazer a brincadeira, 36% afirmam que não gostam de amigo secreto e 17% estão sem dinheiro.
Para a professora Aline dos Santos, o interessante é que a brincadeira seja feita entre pessoas que se conhecem para não haver o risco de alguém ficar chateado com o presente. “Já aconteceu de eu participar de um que algumas pessoas só se conheciam de nome. Foi no trabalho. Aí ocorreu que uma colega deu um presente super legal e recebeu de volta uma toalha, que nem era tão boa (risos). Mas acho legal porque há interação, descontração”, disse.
Garantia de que todos ganhem presentes
Muitas famílias costumam fazer a brincadeira como uma forma de garantir que todos saiam com presentes da festa, que possam se confraternizar e estimular a comunhão.
“Participo do amigo invisível no natal desde que me entendo por gente. É uma tradição muito antiga que começou com minha bisavó e seus sete filhos, daí os netos vieram e, posteriormente, os bisnetos também entraram na brincadeira. E mesmo após o falecimento dela nós continuamos nos reunindo a cada ano e fazendo essa troca de presentes porque é uma forma de carinho, amor, e de celebrar a união familiar”, disse a jornalista Camilla Rodrigues.
Ainda de acordo com a pesquisa, Em média, os consumidores pretendem participar de 1,4 evento de amigo secreto, principalmente entre familiares (73%), com amigos (31%) e com colegas do trabalho (29%). A previsão é que seja gasto a média de R$ 75 com cada presente. Estima-se que a brincadeira movimente R$ 8 bilhões no varejo.
Origem da brincadeira
Mas de onde vem essa prática que acabou se tornando tradição? A origem ninguém sabe ao certo. Alguns dizem que surgiu há muito tempo, na Grécia antiga, quando os gregos presenteavam pessoas influentes escolhidas aleatoriamente. Uma outra teoria liga essa troca de presentes diferenciada ao caos econômico americano. Durante as confraternizações, operários colegas de trabalho queriam presentear uns aos outros, mas o país enfrentava então a crise de 1929, em que a população foi financeiramente afetada, tornando esse desejo muito oneroso e praticamente impossível de ser realizado. O grupo decidiu, então, fazer a brincadeira que atualmente é conhecida no país como Secret Santa.
A brincadeira funciona assim: coloca-se o nome dos participantes em um sorteio, que pode ser no papelzinho, ou mesmo virtual (tem programas e aplicativos para isso na Internet), e cada um sorteia um nome. Em data e local previamente combinados ou no próprio dia de Natal, um dos participantes dá algumas dicas da pessoa para quem comprou o presente (verdade ou inventada) e assim por diante.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: