Observatório aponta quase 600 casos de violência contra idosos este ano no Maranhão
Em 2022, foram contabilizados 936 casos de denúncia de violência contra idosos.
Foi lançado, na quinta-feira (5), o Observatório dos Índices de Violência Contra a Pessoa Idosa no Maranhão. O canal virtual de observação e monitoramento foi apresentado à sociedade pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa no Maranhão (Renadi/MA) durante evento alusivo ao Dia de Valorização da Pessoa Idosa.
Conduzido pelo defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, o evento marcou as comemorações dos 20 anos do Estatuto do Idoso e do Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 01 de outubro.
O Observatório foi apresentado pelo presidente do Conselho dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima), Glécio Silva. Abrigado no site da DPE, o Observatório funcionará como um canal de monitoramento e análise dos dados de violência contra a pessoa idosa, para subsidiar políticas públicas de enfrentamento à violência e criação de estratégias de combate.
Em 2022, o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI) contabilizou 936 casos de denúncias de violência contra idosos. Já em 2023, de janeiro até agosto, já foram quase 600 registros deste casos. Ao todo, o Centro já realizou quase 6 mil atendimentos, no que tange encaminhamentos, acolhimento psicossocial, orientações, palestras, dentre outros.
“É momento de celebrar os 20 anos de uma ferramenta importantíssima para a garantia de direitos da pessoa idosa, que é o Estatuto. Porém, também, é motivo de refletirmos sobre melhorias que contribuam ainda mais para o bem-estar destes cidadãos”, frisou Isabel Lopizic, coordenadora do Ciapvi.
* Com informações da Defensoria Pública
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: