EM 2023

Observatório aponta quase 600 casos de violência contra idosos este ano no Maranhão

Em 2022, foram contabilizados 936 casos de denúncia de violência contra idosos.

Os dados são de janeiro a agosto deste ano. (Foto: Reprodução)

Foi lançado, na quinta-feira (5), o Observatório dos Índices de Violência Contra a Pessoa Idosa no Maranhão. O canal virtual de observação e monitoramento foi apresentado à sociedade pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa no Maranhão (Renadi/MA) durante evento alusivo ao Dia de Valorização da Pessoa Idosa.

Conduzido pelo defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, o evento marcou as comemorações dos 20 anos do Estatuto do Idoso e do Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 01 de outubro.

O Observatório foi apresentado pelo presidente do Conselho dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima), Glécio Silva. Abrigado no site da DPE, o Observatório funcionará como um canal de monitoramento e análise dos dados de violência contra a pessoa idosa, para subsidiar políticas públicas de enfrentamento à violência e criação de estratégias de combate.

Em 2022, o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI) contabilizou 936 casos de denúncias de violência contra idosos. Já em 2023, de janeiro até agosto, já foram quase 600 registros deste casos. Ao todo, o Centro já realizou quase 6 mil atendimentos, no que tange encaminhamentos, acolhimento psicossocial, orientações, palestras, dentre outros.

É momento de celebrar os 20 anos de uma ferramenta importantíssima para a garantia de direitos da pessoa idosa, que é o Estatuto. Porém, também, é motivo de refletirmos sobre melhorias que contribuam ainda mais para o bem-estar destes cidadãos”, frisou Isabel Lopizic, coordenadora do Ciapvi.

* Com informações da Defensoria Pública

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias