DEVOÇÃO

Fiéis do Maranhão celebram Nossa Senhora Aparecida

O festejo de Nossa Senhora Aparecida ocorre em paróquias, comunidades e igrejas do Maranhão. A programação inclui atividades litúrgicas e culturais, com missas diárias.

As celebrações seguem até o dia 12 de outubro. (Foto: Divulgação)

Até o dia 12, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, localizada no bairro do Cohafuma, recebe fiéis e devotos da padroeira do Brasil, no tradicional festejo em homenagem à santa. O tema deste ano é Mãe Aparecida, Sacrário Vivo de Deus, e o lema: “Bendita és tu entre as mulheres”.

O festejo de Nossa Senhora Aparecida ocorre em várias paróquias, comunidades e igrejas do Maranhão. A programação inclui atividades litúrgicas e culturais, com missas diárias, terços e ladainha, barraca da fé, vendas de comidas e apresentações artísticas. cultural.

O dia 12, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, marca o encerramento dos festejos nas paróquias, igrejas e comunidades católicas de todo o Brasil, com missas solenes e procissões. Ponto alto das celebrações, serão realizadas quatro missas, sendo que a de encerramento será celebrada pelo arcebispo de São Luís, D. Gilberto Pastana. A data marcou, em 1980, a consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

O encontro da imagem

A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, foram à pesca, em uma época escassa de peixes. Chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição.

Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento. Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias