ENTREVISTA

Amilcar fala sobre gestão municipal de Barreirinhas

Durante a entrevista, o prefeito falou, ainda, sobre os desafios que serão enfrentados e enfatizou que a intensificação do ritmo de trabalho será uma prioridade

Amílcar Rocha, prefeito de Barreirinhas - (foto: reprodução)

O prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha (PCdoB), contou como tem sido sua gestão em uma visita ao jornal O Imparcial, embora tenha encontrado sérias dificuldades no início do mandato, Amílcar não tem dúvidas de que já trabalhou muito nesse pouco tempo, assumiu seu mandato em 2021, em plena pandemia e logo após enfrentou um inverno pesado, com a população barreirinhense.

Na ocasião, o prefeito pontuou, um saldo positivo em sua gestão, com conquistas e realizações em praticamente todas as áreas, beneficiando diretamente os morados. Há avanços na área da educação, nas áreas da saúde, saneamento e turismo. Sobretudo, as ações que ainda serão realizadas.

Segundo dados do IBGE de 2021, a população de Barreirinhas foi estimada em 63.991habitantes, sendo o vigésimo mais populoso do estado. Amilcar Rocha destacou os serviços do município é conhecido como “Portal dos Lençóis maranhenses” pelo fato de abrigar o Parque nacional dos Lençóis Maranhenses, região turística que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como “Deserto Brasileiro”. Confira alguns pontos da entrevista com o prefeito.

Avanços na educação

‘’Os benefícios e melhorias, foram reformas das escolas, climatização e implantação de cinco escolas de ensino infantil para crianças de 2 a 5 anos. Ao todo, 82 escolas, passaram por reformas, ampliações e climatização. Fortalecimento da alimentação escolar, ofertando merenda de qualidade em todas as escolas da rede, também estamos priorizando os professores com recebimento do salário integral, benefícios e reajustes, pagamento do 13º salário. Resultado de todo esse trabalho, é o avanço a nota do IDE (Índice de Desenvolvimento da Educação do Maranhão), cresceu significativamente, e saímos da posição 155 para 79 entre todos os municípios maranhenses. E ainda tem duas creches para ser entregues, e seguiremos no combate ao analfabetismo entre jovens, adultos e idosos’’.

Intensificação do ritmo de trabalho como prioridade

Vista área de Barreirinhas – (foto: reprodução)

Melhorias urbanas

“Conseguimos melhorar, o alargamento na pista de acesso, quem chega na cidade já percebe que houve uma grande melhoria ali. Mediante recursos no governo do estado, a melhoria de duas grades praças, construção do parque das Dunas. Também como projeto em andamento teremos a construção da ponte que vai levar os turistas para os Lençóis, e a conclusão do serviço do aeroporto. E nosso maior desafio é melhorar o trânsito que estar numa situação difícil por conta de ruas estreitas e poucas vias de deslocamentos. Temos também projeto para a avenida Beira Rio, que estar em via de iniciar a reforma, estamos tratando com a Marinha a liberação da documentação para dá início”.

Avanços na área da saúde

“Aumentamos programa de saúde e família, colocamos outras especializações médicas que não tinham nas gestões anteriores, e hoje temos para atender a população com maior qualidade. Fizemos questão de providenciar melhoria de postos de saúde, e estamos trabalhando para fazer novos, nós já temos dois postos, um concluído e um para ser entregue. E também temos dois ou três locais identificados como prioridades para implantação de novas unidades de saúde”.

Desenvolvimento turístico

“Recebemos a visita de uma equipe da UNESCO, em visita à equipe veio verificar se recomenda o parque como patrimônio natural da humanidade. Isso vai aumentar muito o fluxo de turistas, e nós temos essa expectativa que seja positiva, vai valoriza muito mais a região dos Lençóis, gerando emprego e renda que é tudo que a gente precisa, Barreirinhas já tem potencial de trazer muita gente. Como já disse também teremos o projeto da ponte que vai dar acesso aos Lençóis Maranhenses”.

 Sobre as eleições 2024

Durante a entrevista, o prefeito falou, ainda, sobre os desafios que serão enfrentados e enfatizou que a intensificação do ritmo de trabalho será uma prioridade. “Gosto de fazer, de realizar, porque faz com que a sociedade acredite no político. Por isso, me esforço para fazer o máximo que posso, sobre às eleições, muitos me perguntam e continuo em plano mandato, com apenas dois anos e nove meses, tenho ainda um longo trabalho para realizar, falaremos de eleições somente ano que vem. Até lá, seguirei empenhado em realizar mais obras estruturantes, em continuar trabalhando para o progresso e desenvolvimento da nossa capital, apresentando para a sociedade os resultados que ela espera de mim”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias