mob

Região metropolitana de São Luís pode ter transporte de passageiros por trem

De acordo com a proposta, o transporte será realizado pela malha ferroviária da Transnordestina Logística, de São Luís até Itapecuru.

O presidente da MOB, Adriano Sarney, apresentou a viabilidade do estado para a concretização do projeto. (Foto: Divulgação)

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) avança nos diálogos para oferta do transporte de passageiros por via ferroviária no Maranhão. Em reunião, por videoconferência, com representantes da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, o presidente Adriano Sarney apresentou as viabilidades do estado para a concretização da proposta. A parceria foi firmada para a execução do projeto delimitando critérios para a concessão do serviço.

A proposta é que este transporte intermunicipal de passageiros seja realizado pela malha ferroviária da Transnordestina Logística, do trecho que sai de São Luís e vai até Itapecuru. O trajeto da Transnordestina recebeu ampla reforma e está apto a realizar essa modalidade de transporte, com segurança.

“Esta parceria com o Ministério dos Transportes vem agregar muito a este projeto e na reunião, alinhamos o avanço do cronograma para que possamos concretizar a oferta deste transporte. Será uma alternativa viável e muito resolutiva de mobilidade às populações da Região Metropolitana, considerando que temos todas as condições. Portanto, foi um momento muito produtivo com os representantes do governo federal e será um marco grande para o estado, com a ampliação das possibilidades de transporte intermunicipal, do Estreito dos Mosquitos até Itapecuru, em um primeiro momento”, destacou o presidente Adriano Sarney.

O coordenador geral da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transporte, Henrique Oliveira Mendes, pontuou a viabilidade da parceria, ressaltando as condições do Maranhão em conceder este tipo de transporte. “Uma oportunidade boa para unir esforços e o que está sendo pensado pelo Governo do Maranhão, corrobora com o que temos em mente. Já constatamos a capacidade para a oferta deste serviço, pelo estado, com potencial no trecho de São Luís a Itapecuru”, afirmou, destacando estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que identifica trechos viáveis para a execução deste transporte, no país.

* Com informações da MOB

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias