9º FIPA

São Luís recebe evento arquitetônico realizado entre Brasil e Portugal

A capital maranhense será a primeira cidade do Nordeste brasileiro a sediar o evento.

O evento incentiva a população a proteger e divulgar as riquezas da Cidade dos Azulejos. (Foto: Maurício Alexandre)

A 9ª edição do Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico (FIPA), evento celebrado anualmente entre Brasil e Portugal, acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho, em São Luís. A abertura da 9ª edição do FIPA acontecerá no Teatro da Cidade, nesta quarta-feira (14).

De forma inédita, a capital maranhense, declarada pela Unesco como Patrimônio Mundial, em 1997, colocará em evidência a “Diversidade em Diálogos Permanentes”, tema do evento em 2023. 

São 32 palestrantes, dezenas de representantes de prefeituras de outros estados, 100 pessoas do Conselho de Arquitetura Urbanismo do Brasil (CAU-BR), chegando a um total de mais de 600 pré-inscritos. Além de presencial, o 9º FIPA será transmitido online no YouTube (clique aqui).

O evento chega na Ilha de São Luís para fomentar a discussão de ações sustentáveis, de proteção e valorização do patrimônio arquitetônico local, brasileiro e internacional, por meio de práticas exitosas, com a mobilização de recursos no campo da arquitetura em integração ao patrimônio cultural, com suas misturas e identidades permeando diálogos com as comunidades técnica, científica, institucional.

Além dos especialistas, o evento traz um alerta ao público em geral, sobre a responsabilidade e a missão do cidadão em proteger e divulgar as riquezas da Cidade dos Azulejos, como também é conhecida a capital maranhense.

Programação diversificada

O evento inicia com a palestra magna do Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos, o Arquiteto Português, Gonçalo Byrne, que jogará luz na temática “Vulnerabilidade e Resiliência do Patrimônio Arquitetônico Construído no Brasil”.

Quatro universidades maranhenses, também fazem parte da organização do FIPA 2023, entre elas, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Dom Bosco (UNDB) e Universidade Ceuma (Uniceuma).

O FIPA Brasil será realizado com uma programação diversificada, entre oficinas técnicas, palestras, minicursos e atrações culturais. A ação acontecerá no âmbito de conservação e salvaguarda, boas práticas para uma cidade sustentável, povos que se unem e diálogos em torno da arquitetura.

Além do Teatro da Cidade, a maior parte da programação do FIPA 2023 será realizado na Faculdade de Arquitetura da UEMA.

Às 19h do dia 14, no encerramento do primeiro dia de ações, Duas exposições ficaram por dois meses expostas em São Luís, tendo como objetivo compreender as nossas cidades e os modelos que influenciaram o seu desenvolvimento.

Dentro da programação do 9º FIPA, os participantes também presenciarão a abertura da exposição “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís”, com uma estrutura inflável gigante que tomará conta da Praça Nauro Machado, no centro histórico. Ela ficará em cartaz por um mês no local e depois também passa por São José de Ribamar, em seguida para o bairro mais populoso de São Luís, a Cidade Operária e no Itaqui-Bacanga.

Para celebrar o encerramento das atividades do 9º FIPA, haverá uma homenagem aos 80 anos de vida do mestre José de Jesus Figueiredo, mais conhecido como Zé Olhinho, amo do boi de Santa Fé.

O cantador, que ganhou o apelido por causa dos olhos pequenos, está comemorando 80 anos de idade e 62 anos de cantoria. Ele começou a brincar bumba meu boi com seu pai aos sete anos e, aos 12, já puxava toadas quando ainda morava na cidade de São Vicente de Férrer. A homenagem será realizada no arraial da cidade na Praça Maria Aragão, no dia 16 de junho, às 22h.

* Com informações da Assessoria

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Envie sua denúnciavídeofoto ou sugestão:

Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias