É FOGO!

Março; mês de fogo em São Luís

O mês de março registrou incêndios na capital maranhense. O primeiro foi no Rio Anil Shopping. Nos últimos dois dias um carro e um bar quase queimam.

O veículo, um Jeep, pagou fogo na quarta-feira (29), por volta das 19h. (Foto: Reprodução)

Em menos de 2 dias São Luís registrou um incêndio de um veículo próximo a um posto de combustível no bairro do Araçagy, e outro em um estabelecimento na Avenida Litorânea. No início do mês, salas de cinema de um shopping pegaram fogo e duas pessoas morreram, além de deixar várias feridas.

Nos dois primeiros casos, não houve feridos, nem gravidade. No incêndio de ontem, em um bar na Avenida Litorânea, fogo e a fumaça puderam ser vistos de longe e assustou pessoas que estavam por perto. O bar fica próximo de outros estabelecimentos. O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foi acionado. A causa do incêndio ainda é desconhecida, mas a corporação deve apurar o caso para saber o que provocou o incêndio.

Você sabe o que fazer caso esteja em alguma situação de incêndio? Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. Na maioria das vezes, o pânico dos que tentam se salvar faz mais vítimas que o próprio acidente. Vale lembrar que é necessário tomar cuidados preventivos, como providenciar equipamentos contra incêndio e passar pela vistoria do corpo de bombeiros.

Um artigo publicado no site da Fiocruz sobre incêndio, aponta que uma das principais providências que a Comissão Interna de Biossegurança pode tomar, para que qualquer acidente seja controlado, é alertar todos os trabalhadores sobre as devidas precauções quando ocorrer algum distúrbio ou tumulto, causados por incidentes, como por exemplo vazamentos de gás, fumaça, fogo e vazamento de água.

O primeiro passo é detalhar em procedimentos operacionais padrões que deverão ser distribuídos para todos os trabalhadores, contendo informações sobre todas as precauções necessárias, como: os cuidados preventivos; a conscientização sobre o planejamento de como atuar na hora do abandono do local de trabalho; a indicação de medidas práticas sobre o combate e a retirada.

Veja o que fazer em caso de incêndio

Segundo o Corpo de Bombeiros, o mais correto inclusive é que todos os trabalhadores ou usuários da edifícação coloquem em prática as normas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e o comportamento diante do incidente, promovendo exercícios, através da simulação de incêndios. Esse tipo de prática contribui suficientemente para a prevenção e a segurança de todos. Mas para efetuar essa operação é necessário um fator indispensável, a existência – em perfeito estado de uso e conservação – de equipamentos destinados a combater incêndios.

De acordo com a Cartilha de Incêndio do CBMMA, em caso de emergência acione o 193; é recomendável manter a calma; passar o endereço completo da emergência; responder aos questionamentos do Corpo de Bombeiros.

O que fazer em caso de incêndio?

  • Identifique a situação;
  • Retire as pessoas do local. Caso seja prédio, a evacuação deve ser pelas escadas;
  • Chame os bombeiros pelo 193;
  • Desligue a energia elétrica e o gás;
  • Aguarde os bombeiros e tente fornecer as seguintes informações: Se há vítimas e onde estão; aponte os melhores acessos para a região; informe o local exato da emergência; a provável causa do incêndio.

Passo a passo para emergência de incêndio

  • Acione o alarme se houver
    O alarme de incêndio comunicará a todas as pessoas a necessidade de sair das dependências da empresa.
  • Desligue a energia elétrica e o gás
    Dessa forma, evitam-se novos focos de incêndio e diminuem-se os riscos de explosões.
  • Saia do ambiente com agilidade, mas sem correr
    Na hora do nervosismo, pode ser difícil se lembrar disso. Portanto, essa é uma questão a ser frisada com todos.
  • Fuja da fumaça
    Ela é uma das principais preocupações em caso de uma emergência incêndio, pois pode comprometer a respiração e deixar as pessoas inconscientes. Se necessário, utilize respiradores improvisados, como panos ou roupas molhadas, posicionando-os junto ao nariz. Outra dica é caminhar o mais abaixado possível, a fim de se proteger.
  • Esqueça objetos e pertences
    É comum pessoas serem prejudicadas nesse tipo de situação por tentarem salvar bens materiais. Lembre-se: o mais importante é sair do ambiente o mais rápido possível.
  • Não utilize elevadores
    Você pode ficar preso, já que a recomendação é desligar a energia. Sempre opte pelas escadas, orientando os outros da mesma forma.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias