AÇÃO

Projeto Equatorial Maranhão promoveu o Giro Equatorial, em São Luís

Evento exclusivo para comunicadores que visou aproximar a imprensa aos serviços prestados pela distribuidora.

O objetivo era aproximar os profissionais de comunicação às informações sobre o funcionamento da distribuição de energia elétrica, mostrando inovação e tecnologia. (Foto: Divulgação)

A Equatorial Maranhão realizou o Giro Equatorial, um evento voltado para promover uma imersão nos processos relacionados ao fornecimento de energia no estado do Maranhão.

O Giro Equatorial teve o intuito de aproximar os profissionais de comunicação às informações sobre o funcionamento da distribuição de energia elétrica, mostrando inovação e tecnologia aplicadas à atuação na melhoria da vida de 2,6 milhões de clientes no estado.

O projeto reforça um compromisso com o público, levando quem atua diariamente como mediador entre a Equatorial e a população, abrindo suas portas e apresentando com total transparência todos os processos que demandam os serviços executados pela distribuidora, mostrando o caminho desde a captação da energia até o fornecimento na residência do consumidor.

Sérvio Túlio, Presidente da Equatorial Maranhão, destaca que o programa teve o objetivo de mostrar como funciona o trabalho feito para levar energia aos maranhenses.

“O serviço prestado pela distribuidora é de extrema importância para a população. Temos a missão de distribuir energia com qualidade para assegurar o desenvolvimento do Maranhão, e por isso, tomamos essa iniciativa para que as pessoas possam compreender e acompanhar como prestamos esse serviço. Desse modo, o Giro Equatorial pretende enfatizar o papel de cada um dos nossos colaboradores, da nossa estrutura, nossos investimentos, obras e processos, a fim de garantir que todos acessem essas informações”, explica Sérvio.

Inicialmente, o evento contou com momento de interação livre entre convidados e representantes da empresa, em sequência, foram apresentados os principais pontos que envolvem a estrutura, as ferramentas, os processos que foram construídos ao longo do período de 18 anos de atuação como distribuidora de energia no estado.

Além disso, aconteceu uma visita de campo em alguns locais que são parte do processo de distribuição de energia. Posto isto, o Giro Equatorial é de fato uma imersão, que pretendeu dar uma visão mais ampla de como a distribuidora opera diariamente.

As visitas de campo tiveram o objetivo de mostrar presencialmente as estruturas onde acontecem os movimentos e manobras que permitem distribuir energia, além de possibilitar observar os trabalhadores responsáveis por essa distribuição em atuação.

Como exemplo, a visita que ocorreu inicialmente ao Centro de Operações Integradas (COI), espaço tecnológico que conta com um sistema automatizado que proporciona maior celeridade nas ações necessárias para manter contato contínuo com as equipes operacionais, e assim realizar os atendimentos necessários em menor tempo possível.

O COI é composto por equipamentos de automação que permitem a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e faz com que eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real.

Assim, esse contato direto com esses setores amplia a compreensão da complexidade de algumas situações que ocorrem e são noticiadas diariamente.

Por conseguinte, a Subestação Olho d´água foi o próximo destino na visita. Inaugurada em novembro de 2015, a subestação conta com cinco alimentadores, com potência instalada de 26 MVA (Mega Volt Ampère) e com LTC (dispositivo que regula automaticamente o nível de tensão) que atende 19 mil unidades consumidoras no município de São Luís, com mais de 100 mil pessoas beneficiadas.

A Subestação do Olho D’água proporcionou além da expansão do atendimento, crescimento do mercado na região, adequando o nível de tensão e gerando maior flexibilidade entre os alimentadores.

Na construção da subestação no bairro do Olho D’agua, em São Luís, foram investidos cerca de 8 milhões de reais. Ao longo desses anos a Distribuidora buscou várias medidas para suprir as carências de suprimento de energia elétrica no Estado.

Além do aumento da confiabilidade na rede básica, houve um grande avanço na implantação de novas subestações da Equatorial em todo o estado.

Para a Gerente Regional de Obras e Manutenção, Alinez Martins, os investimentos da Equatorial Maranhão refletem diretamente no crescimento econômico e social do estado:

“Definitivamente, os investimentos em obras e manutenções realizados para a melhoria do sistema elétrico e fornecimento de energia com qualidade às regiões têm sido decisivos para o crescimento do nosso estado. A Equatorial Maranhão é indispensável para o desenvolvimento social e econômico do Estado do Maranhão, e as conquistas são frutos do incansável trabalho da Distribuidora em proporcionar melhor qualidade de vida aos seus clientes fornecendo o insumo básico: a energia elétrica, ” enfatiza Alinez.

Além da subestação Olho D’agua, também esteve disponível para visita a Subestação Móvel. Essa subestação possibilita que equipes técnicas da distribuidora realizem ampliação e modernização da rede elétrica sem interrupção no fornecimento de energia.

A subestação móvel fica montada em cima de uma carreta e as cargas da subestação da cidade são transferidas para a móvel. Todo este processo é pensado para que os clientes não sejam afetados com alguma interrupção no fornecimento da energia e continuem desfrutando dos confortos da eletricidade.

Essa praticidade permite que ela seja desmontada após o uso e possa seguir viagem para outras cidades. A subestação móvel já é usada desde 2008 e tem capacidade de atender até 120 mil habitantes.

Para finalização do tour, os convidados do Giro foram direcionados à avenida Litorânea, a fim de visualizarem o processo de lavagem na rede de distribuição para minimizar os efeitos da poluição e da salinidade.

A lavagem dos isoladores é um processo de manutenção fundamental para o bom funcionamento do sistema elétrico. O Executivo de Manutenção Jocimar Magalhães destacou os detalhes sobre o objetivo desse procedimento.

“O objetivo da lavagem é minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia, salinidade e poluição atmosférica em fios e estruturas do nosso sistema elétrico, de forma a prevenir ocorrências nesse período do ano no qual o consumo de energia aumenta no litoral”, ressaltou Jocimar.

A lavagem é feita com o uso de um caminhão tanque, abastecido com água desmineralizada e equipado com isoladores de forma a não transmitir energia. Para garantir a segurança da atividade, os jatos de água são intermitentes, ou seja, são descontinuados a intervalos regulares de modo a prevenir possível fuga de corrente.

Vale destacar que ações como essa fazem parte do calendário e da rotina da Equatorial, pois, a manutenção preventiva minimiza os transtornos que podem ocorrer, principalmente com a chegada do período chuvoso.

Dentre as ações estão: inspeção prévia, substituição de isoladores, implantação de espaçadores nos cabos da rede e podas de galhos de árvores.

A Distribuidora também realiza com constância a automatização de seus equipamentos, que promovem o monitoramento e agilidade na recuperação do sistema elétrico, caso haja alguma falha ou interrupção.

Os convidados puderam assim compreender com transparência e aproximação todas as ações que a Equatorial Maranhão tem realizado para atender a população.

Os investimentos realizados pela Equatorial já ultrapassaram mais de R$ 7,8BI em expansão, modernização, manutenção e universalização da energia no Maranhão.

A nível estadual, no Maranhão, a Equatorial é única concessionária de distribuição de energia elétrica em todo o território, atendendo mais de 2,6 milhões de clientes, sendo a segunda maior distribuidora do nordeste brasileiro em termos de área de concessão.

Carlos Hubert, Executivo de Comunicação da Equatorial Maranhão, reforçou que o evento é uma forma de dar transparência aos investimentos e serviços prestados.

“O Giro Equatorial é mais do que mostrar os nossos processos e investimentos, trata-se de um momento para aprofundar todo o conhecimento que a distribuidora está oferecendo para a imprensa. A gente entende a importância da imprensa como grande mediador e parceiro na entrega de notícias e informações à nossa população. Esse momento foi idealizado para que jornalistas pudessem compreender o que vai muito além do serviço de distribuir energia com qualidade e segurança”, enfatizou Carlos Hubert.

“Por fim, entende-se que a Equatorial presta um serviço indispensável ao cotidiano da população maranhense.

Logo, é essencial que esses consumidores tenham acesso à informação de como esse serviço é estruturado para chegar até aos clientes.

Diante disso, entendemos o papel da imprensa como fundamental para que todos esses projetos e investimentos sejam compartilhados para todos os maranhenses”, completou ele.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias